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O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Como fazer um bom E-mail Marketing

segunda-feira, 15 de março de 2010


Com o uso cada vez mais freqüente das redes sociais e blogs por corporações e marcas, o uso do E-mail Marketing em alguns casos já foi totalmente escasso. Porém vale lembrar que muitos usuários de Internet, principalmente na faixa-etária entre 40 a 60 anos, o uso dessas novas plataformas de comunicação não são muito freqüentes por esse público; portanto, excluir essa grande parcela de usuários não é uma boa ideia para empresas que desejam manter uma presença digital marcante e significativa na rede. Um E-mail marketing bem elaborado, com informações precisas, acessibilidade, coesão na escrita e layout agradável poderá, e muito, agregar valor a marca e alcançar ótimos resultados. O importante, quando falamos em E-mail Marketing é não fazer uso de Spam, ou seja, adotar uma política ética e com freqüência de mensagens, dando ao usuário a opção de desfazer o cadastro na lista de destinatários, e principalmente deixar espaço para dialogar com esses usuários, são pré-requisitos básicos para que sua ação de E-mail Marketing atinja o resultado previsto.

5 Ações comuns do mau-uso do E-mail Marketing cometidos pelas empresa

1. Sem opção de cancelamento do Newsletter: Não dá a opção do usuário de se descadastrar no newsletter da empresa é no mínino falta de respeito com o direito de escolha desses individuo. É preciso lembrar que o E-mail é algo pessoal e que todos os usuários têm o direito de decidir quem tem ou não o E-mail dele. De nada adianta impor ao usuário receber seu letter, se ele não ler.

2. Títulos que não chama atenção: O Título da mensagem é extremamente importante e é através desse título que decidimos em menos de 3 segundos se iremos ou não abrir esse E-mail para ler o conteúdo. E o fato de abrir o E-mail não quer dizer que o usuário irá ler o texto, pois se o título não tiver relação com o texto, o usuário fecha a página ou mensagem, portanto, não menospreze a inteligência do usuário.

3. Pratica de Spam: Não encha a caixa de entrada do usuário com mensagens ou propagandas da marca. Envie o E-mail marketing com periodicidade, mas não diariamente, e muito menos 3 vezes por dia, como já vi algumas empresas fazer. Tente fazer essa comunicação com o usuário quinzenalmente ou mensalmente.

4. Não adotar um canal de comunicação: O E-mail Marketing bem feito é aquele que permite ao usuário a interagir. Portanto colocar mensagens do Tipo: Não responda esse E-mail ou Esse E-mail é informativo, não responder; é assinar o atestado de “empresa que não tem interesse em saber a opinião do usuário”. Mantenha um canal através dessa ferramenta. Ao final da mensagem, aconselho sempre a pedir uma opinião. Uma simples mensagem de: “sua opinião é importante”, encoraja ao usuário a responder aquela mensagem. E fiquem atentos as respostas. Manter uma ação bilateral com o usuário dá trabalho, portanto, tenha sempre uma equipe preparada para responder aos Feedbacks, será mais desgastante, mas o resultado será compensador.


5. Fazer uso de E-mails Institucionais: Uma pergunta simples poderia fazer com que essa pratica não mais existisse: Você gosta de receber E-mails de empresas que só falam a respeito da própria empresa? Festa de final de ano, números de crescimento, o quanto vendeu ou quem saiu e quem entrou na empresa? Uma ou outra pessoa dirá que sim, mas a maioria dos usuários não suporta esse tipo de ação. Portanto, ao enviar um Newsletter, mescle o institucional com o entretenimento. Por exemplo: Se sua empresa é especializada em produção de sal: Fale do crescimento desse produto no mundo, para poder chegar a falar do crescimento da empresa. Dê dicas de culinárias, antes de falar da confraternização; fale a respeito da importância do sal para mundo, antes de falar da importante contratação que sua empresa fez esse mês, assim as chances de sua ação ser bem sucedida será muito maior.



Imagens da INTERNET
Priscylla Duarte | Jornalista

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