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O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Ações Digitais bem feitas trazem resultados satisfatórios. Como elaborar ações digitais relevantes na rede?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Promover uma ação digital ou campanha on line de uma determinada empresa requer muita criativa e conhecimento em novas tecnologias. É preciso ter em mente que os meios digitais pedem, e isso é obrigação, o uso de ferramentas que proporcionem cada vez mais a interação entre o cliente e o produto. Poderia então uma campanha que faz muito sucesso na Televisão (como outra forma de comunicação) ser tão relevante e ter o mesmo sucesso na rede, apenas fazendo as mesmas ações praticadas no mundo off? Responderia a você que se essa marca tiver o apelo emocional e o carinho do público talvez sim, a mesma campanha de mídia convencional poderia dá certo no meio digital, ma só isso não será “via de regra” para o sucesso. Ações digitais que age somente distribuindo brindes ou amostras com campanhas de: o Seguidor de número 1.000 ganhará um brinde, caso traga outro amigo seguindoo Twitter da empresa X... É uma forma, louvável de usar as redes sociais a favor da marca, mas tenho que te falar a verdade: Não é só isso.

Dessa forma teremos sim milhões de seguidores, mas será que isso é relevante? Eles vão comprar o meu produto ( super importante essa pergunta), ou assim que terminar a campanha irão me dá um “unfollowing”?(Não fui relevante o bastante para ele continuar me seguindo e com isso construir um relacionamento com esse potencial cliente?) Não seria muito melhor, que o seu seguidor é quem tivessem os 1.000 seguidores e ao “retuitar” a sua ação – Lê-se: o que eu tenho para falar que os meus seguidores acharia importante?Esses mesmos 1.000 seguidores viriam sua campanha e te seguiriam, e melhor ainda interessados em saber quem é você? Essa é a grande questão das chamadas ações sociais, às vezes o “tiro pode sair pela culatra”, e então – o que fazer? Veja um case interessante do uso das ferramentas digitais a favor de uma marca.

Algumas empresas usam muito bem o meio digital e redes sociais em suas campanhas on line, dias desses, navegando pela INTERNET, pesquisando sobre ações publicitárias na WEB, descobri uma que, sinceramente, fiquei super feliz em ver algo tão interessante e que resumi tão bem uma ação digital – relacionada e Interativa. Trata-se do site da C&A Modas. Entrei no site da C&A e descobri um “gift” para que eu participasse do SPFW ( São Paulo FASHION Week) de que forma? Morando em Natal, é praticamente impossível eu participar desse evento, porém a INTERNET que não mede fronteiras me proporcionou isso, e lógico com a ajuda das novas tecnologias de comunicação. O processo é bem simples (cadastrei meu nome e e-mail, em seguida eu teria que vestir um avatar de acordo com as possibilidades de “shapes” disponíveis para mim naquele momento). Montei meu avatar e dei o nome de Deby, em seguida fui convidada a clicar nos botões das câmeras que estavam sendo direcionadas para os corredores do evento, e foi aí que meu avatar passeou por mim nos corredores da Moda. E ainda mandou um alô para a galera (digitei algumas frases), o pessoal que estava nos corredores do SPFW ficou “maravilhado” com esse acontecimento, e eu então? Em êxtase! Participei por um momento do maior evento de moda do Brasil, sem precisar sair de Natal, com a ajuda da globalização e o melhor: Testando on line uma campanha de marketing digital tão bem elaborada.

Descrevi essa ação digital para que você veja como ela fez uso das três principais regras para se fazer uma verdadeira campanha de marketing digital. Vamos lá: Produto relevante (roupas da C&A), meio: hotsite da C&A no SPFW ( hotsites são sites desenvolvidos especificamente para determinadas ações) e tecnologia usada: projeção de avatar em lousa interativa. Resultado: Projeção de avatar nos corredores do SPFW dando a ideia que o internauta estava realmente participando do evento, e eu estava! Ninguém poderá dizer o contrário. Portanto, ao pensar em fazer o marketing digital ou campanhas on line do seu produto lembre-se que o que faz a sua ação se tornar um sucesso é você fazer com que o seu cliente participe efetivamente de sua campanha, ou seja, deixe espaço para que realmente possa colocar a própria identidade dele, voltando ao exemplo da ação da C&A, os idealizadores promoveu aos participantes da campanha a possibilidade de montar o avatar com o Look que eles quisessem, dá o nome que eles quiserem ( muito importante), projetar esse avatar em uma “parede”, permitir vê-lo de 5 ângulos diferentes e para fechar, ainda proporcionou ao internauta a chance de se comunicar, ao deixar escrever em uma caixa de Box, resumindo: 100% interativa a ação digital.

Por Priscylla Duarte – Jornalista

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