scrolling='no' 04/04/10 - 11/04/10 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

1º Encontro de Clientes Interativa

sexta-feira, 9 de abril de 2010

1º Encontro Clientes Interativa foi um verdadeiro sucesso

Nesta última quarta-feira dia 07 de Abril no Centro de Convenções de Natal, os clientes e a equipe da Interativa se encontraram para o 1º Encontro Clientes Interativa. No evento foram abordados temas como redes sociais, tendências em novas tecnologias, otimização de sites, entre outros assuntos pra lá de interessantes e que fazem parte do nosso dia a dia.

Os clientes Interativa participaram ativamente com perguntas, sugestões e dicas, foi um momento para ficar na história desses 11 anos que a empresa vem se destacando no mercado de publicidade online de Natal.

Segundo Leonardo Annes, diretor da Interativa Digital, ainda este ano outros encontros como este estão sendo programados, sempre com temas voltados para Internet, e é claro, com a participação de nossos clientes. Esperamos que como este, os outros encontros também sejam um verdadeiro sucesso! finalizou o Diretor e Palestrante do encontro.

www.clientesinterativa.com.br


Texto: Priscylla Duarte


Veja através dos Slides a sequência e os assuntos abordados no Encontro:


1º Encontro de Clientes Interativa
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Todo o Conteúdo da Palestra foi elaborado por @Priscylladuarte, com a supervisão do Diretor da Interativa Digital @leonoardoannes
Conheça mais sobre o trabalho da maior produtora de sites do Rio Grande do Norte através do site da empresa: http://www.interativadigital.com.br/

Por quê usar o Twitter?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia desses conversando com algumas pessoas sobre o uso das redes sociais, em especial o Twitter, percebi como ainda existem dúvidas com relação a como usar a ferramenta de modo a agregar valor aos seus seguidores. Ainda existem inúmeras pessoas que não compreendem o porquê deste “estardalhaço” que o Twitter vem fazendo no mundo das redes sociais. Perguntas como: - Para que serve este tal de Twitter? Ou afirmações do tipo: - Não vejo graça no Twitter! Fazem parte do meu dia a dia e como consultora em novas mídias, pacientemente vou explicando ponto a ponto sobre a importância dessa plataforma (Twitter) para alguns casos.

Sempre bato na tecla que nem todo mundo precisa de um Twitter, um perfil no Orkut ou outra plataforma de redes sociais só porque a maioria da população mundial tem um. Cada caso é um caso e deve ser estudado separadamente, pois as pessoas têm necessidades diferentes umas das outras, então se uma rede social é boa pra mim, não significa dizer que a mesma vai suprir as necessidades da outra pessoa, mas uma hora ou outra todos nós estaremos presentes nas redes sociais, seja diretamente, criando um perfil, ou sendo mencionado por alguém ou ser for postada fotos nossas em algum perfil de amigo.


O fato é que nem todo mundo ver essa importância toda do Twitter e isso não quer dizer que elas não estão inseridas digitalmente, muito pelo contrário, todas elas participam ativamente de pelo menos uma rede social há mais de 4 anos, porém não veem motivo de tanto “bem querer” a ferramenta do passarinho azul.

Só a partir de quando expliquei as diferenças entre Twitter e Orkut (plataformas que mais foram citadas no debate mencionado no primeiro parágrafo deste post) foi que elas compreenderam a diferença entre as ferramentas. Expliquei que o Orkut está mais voltado para o passatempo, já o Twitter está ligado quase que diretamente a comunicação instantânea.


O Twitter caminhou para o lado profissional, já o Orkut (não adianta) é essencialmente pessoal. Entre outras diferenças como: forma de comunicação, perfil dos usuários e tempo de navegação, só então elas puderam compreender que as duas ferramentas são diferentes e que funcionam independentemente da outra.


Em seguida, depois de alguns outros esclarecimentos, uma delas me perguntou:- Como ela usaria o Twitter no dia a dia; fiquei feliz com a pergunta, pois vi que tinha gerado frutos a discussão, e imediatamente fui analisar o cotidiano dessa pessoa. Percebi que por ela ter sido mãe recentemente, poderia usar o Twitter como ferramenta de informação sobre “como é o dia a dia de uma mãe de primeira viagem” – Semelhante a uma mini-novela online da própria vida. Postando dicas de amamentação, desenvolvimento do Bebê, dicas de pediatria, medos, alegrias e anseios dessa etapa importante da vida dela e do bebê, e tudo que faz parte do mundo dos pais e filhos, e que gera inúmeras procuras no Google, além disso, ela poderia seguir outras mães, pediatras, perfis de sites de gravidez e bebês, e assim trocar informações com esse pessoal. Ela gostou da ideia, só nos resta esperar se vai ou não colocá-la em prática.


Na outra parte da conversa, outras pessoas interessadas no tema redes sociais indagaram que não conseguiam ver futuro em criar um perfil no Twitter para postar o que estava fazendo, respondi a elas: Também não vejo muita funcionalidade nisso, mas sempre temos como criar temas para nossas redes e seguir essa linha. Esclareci também que todas as redes sociais foram feitas essencialmente para o mesmo fim: Espionar a vida alheia, está no centro das atenções, ser visto, entre outras menções de “egocentrismo” (no mau e bom sentido da palavra-exibicionismo) tão comum nos dias de hoje. Não tem como tirar essa característica dessas ferramentas, mas é notório que cada uma delas ganham funções diferentes a medida que os usuários vão interagindo com cada uma dessas plataformas, e é isso que faz as redes sociais serem tão interessantes e terem tantos adeptos ( observando) e participantes ( observados).



Priscylla Duarte | Jornalista

Dicas de como usar o Twitter à favor da marca ou empresa

segunda-feira, 5 de abril de 2010



1.Torne-se parte da comunidade junto com seus seguidores. Transforme seu twitter não somente em uma ferramenta de transmissão de informação, mas também de diálogo.

2.Faça perguntas a seus seguidores. Inicie você mesmo diálogos.

3.Pessoas gostam de estar em contato com outras pessoas. Se a conta da empresa for gerenciada por mais de uma pessoa, pense em identificar cada post com uma inicial ou símbolo. As mensagens precisam ter personalidade.

4.Mais de duas hashtags por tweet pode dificultar a leitura do micropost. Use-as com cuidado e atenção.

5.Cada tweet deve ter valor próprio. Poste com freqüência, mas cuidado para não ser considerado um spammer.

6.Tenha um plano antes de encarar a ferramenta. Perguntas como: Quem vai ter responsabilidade pela conta no twitter? Você está preparado para responder e agir ao mesmo tempo? Devem ser levadas em questão quando prepara-se um perfil para o twitter.

7.Personalize seu perfil. Crie um fundo de tela que exiba seus produtos, identidade de marca e etc (se esse for o seu objetivo).

8.Encontre pessoas em que você e/ou sua marca tem interesse e siga-as. Um erro comum é tentar conseguir o maior número possível de seguidores, como se mais fosse melhor. O que importa é qualidade e não quantidade.

9.Ofereça descontos e promoções, ou mesmo informações em primeira mão. Isso mostra que você dá valor aos clientes e aos seguidores.

10.Uma empresa não é apenas seus produtos. Fale sobre seu serviço de forma honesta. Use o twitter para conseguir feedback sincero. Aprenda.

Edição 114 da revista W - lista de 10 dicas para marketing no twitter.

Imagens da Internet

Priscylla Duarte | Jornalista

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