scrolling='no' 10 dicas de como uma empresa deve se comportar nas mídias sociais digitais. | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

10 dicas de como uma empresa deve se comportar nas mídias sociais digitais.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

1. A Internet nos EUA já corresponde a 30% a mais da TV a cabo naquele País. 85% dos Brasileiros entre 16 e 54 anos participam de algum site de redes sociais.

2. A Campanha nas mídias sociais não deve ser do produto, e sim da marca da empresa. Agora nunca com marketing direto dessa marca e sim oferecendo algo para os internautas interagirem. O objetivo é: vender a imagem e não o produto em si.

3. As pessoas nas redes sociais não estão interessadas em interagir com produtos ou marcas puro e simples, as pessoas querem trocar informações, idéias, compartilhar dados, fotos entre outros assuntos, lembre-se: As redes sociais são relacionamentos e não um shopping. Divulgue a sua marca, seja relevante.

4. Nunca aborde em redes sociais com perguntas do tipo: O que você acha de uma determinada marca? Você gostou de determinado produto? Não coloque os participantes da comunidade contra a parede. Participe dos posts, e se estiverem falando mal do produto ou de sua marca, participe de forma a entender melhor como eles pensam, não perca a paciência.

5. Nunca entre em uma conversa, seja ela positiva ou negativa, se não for levar adianta o assunto. É importante participar desse tipo de debates, porém sempre de forma a explicar e nunca de forma a desacatar a opinião do internauta. Ofereça caminhos para ele mudar de ideia, caso seja negativa. De Brindes, desconto na próxima compra, veja as necessidades deles.

6. Ofereça algo, nem que seja o seu tempo.

7. As mídias sociais são muito mais segmentadas. Faça campanhas diferentes para cada uma delas, o que funciona no Orkut, não funcionará muito bem no Twitter, são linguagens diferentes.

8. Crie diálogos. O grande diferencial desse tipo de marketing para o marketing convencional é: as redes sociais possibilitam uma via de mão dupla, já as convencionais são unilaterais.

9. Importante: Em uma campanha on line é imprescindível a participação do alvo. Faça os participantes se sentirem importantes. Promova votação de produtos a serem trabalhos, deixe que eles decidam como será a próxima campanha, votar em um novo slogan, logo, grupo de discussão. Eles devem se sentir parte da marca. Gerador de opinião. Estamos na era Web 2.0 promova campanhas interativas.

10. Em hipótese alguma deixe uma pergunta sem resposta.

Por: Priscylla Duarte - Analista de novas mídias e marketing digital

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