As redes sociais nos últimos anos estão tomando conta do cotidiano das pessoas e sem dúvida são ótimos meios de divulgação de ações de marcas e aproximação de corporações com o consumidor. Por isso está presente em pelo menos uma rede social é importante para que seja construído um vínculo de aproximação entre marca-público.
As plataformas de redes sociais que caíram no gosto popular são o Facebook, Twitter, Orkut e Flickr, porém não são apenas essas plataformas que podem agregar algum valor ou conteúdo à sua marca. Ferramentas de redes sociais mais segmentadas, voltadas para público específico já fazem parte do nosso dia a dia e são extremamente importantes para as empresas que pretendem ter uma presença digital mais marcante entre os usuários.
Essas redes sociais de nichos são mais personalizadas e geralmente os usuários interagem muito mais, uma vez que em grande maioria os assuntos abordados nessas redes são mais aprofundados e a grande parcela desses usuários são especialistas, analistas ou estudiosos do assunto.
Abaixo apresento 7 plataformas de redes sociais de nichos. Essas plataformas são importantes para desenvolver bons trabalhos de segmentação de público, e o mais interessante é que todas elas foram pensadas e desenvolvidas para que as marcas interessadas possam realmente participar de forma efetiva de cada uma dessas ferramentas.
Polgate.com – Essa rede social foi desenvolvida para que os usuários pudessem elaborar enquetes dos mais variados assuntos. Trazendo para o lado empresarial a marca poderia usá-la para enquetes de pesquisas, satisfação, dicas e sugestões. Sem ser invasiva, pois as enquetes são multimídias e apenas os participantes da sua rede de amigos participam. Ou seja, participa quem realmente esta interessada em responder a sua enquete, assim as respostas serão mais objetivas e com isso terão maior credibilidade para saber o resultado final.
Meusparabens.com – Os participantes da sua rede social registram os aniversários. Com isso a Marca poderá fazer uma ação personalizada, enviando cartões de aniversários. Esse tipo de ação fideliza o cliente, pois datas de aniversários são importantes para todos nós. Quando uma empresa lembrar a data de aniversário do cliente faz com que o consumidor se sinta prestigiado e com isso fidelizamos o cliente com descontos de aniversários, brindes ou até mesmo presentes. Uma dica importante: Personalize o cartão de aniversário. Faça individualmente, pois se um cliente comunicar a outro cliente que recebeu um cartão de aniversário de determinada empresa e comprovar que o mesmo cartão foi oferecido para outra pessoa, pode ser gerado uma frustração ao cliente e então ação terá efeito contrário.
Meetango.com – Uma rede social de eventos. Nessa plataforma as bandas divulgam seus shows, ou qualquer outro evento social, empresarial ou familiar. Ideal para ações de marketing de festas, meet = convidar.
Flirtprints.com - Rede social da paquera. Uma espécie de site de namoro ou amizade, onde os usuários marcam encontros românticos ou de amizade. O objetivo nessa rede é encontrar alguém para sair. Uma forma de fazer bom uso empresarial dessa plataforma é promovendo produtos e cartões virtuais, assim em cada produto ou cartão fornecido ao participante a marca estará presente. Ideal para dia dos namorados, por exemplo, ou para marcas e produtos que tem como público-alvo casais.
Estilook.com – Rede social dos amantes da Moda. Nessa plataforma só participa quem realmente entende do assunto. A interação acontece montando looks, debates e fóruns. Nessa plataforma a marca que está presente no mundo fashion poderá fazer inúmeras ações dentre elas, promover gincanas, montagem de looks com as roupas da marca, entre outros exemplos de ações sociais interativas.
Gozub.com – Ideal para promoções relâmpagos no estilo das promoções do Twitter. Porém o diferencial é permitir colocar o logo da marca na ação. Essa ferramenta também está integrada ao Twitter, permitindo maior alcance da marca.
Em todas essas plataformas de redes sociais as ações devem ser muito bem elaboradas e sempre com algum objetivo, não devemos participar porque todos estão participando e sim participar porque tenho algo para contribuir e receber. Tanto nas plataformas gerais quanto em plataformas segmentadas é importante que a marca, empresa ou produto a ser trabalhado nelas estejam bem assessorados e que disponha de uma equipe treinada para trabalhar nessas redes. Pois uma palavra mal interpretada ou algum assunto mal explicado poderá denegrir a imagem da empresa. Lembre-se que essas redes sociais são compostas por pessoas e essas pessoas é quem consumirá o produto, portanto devemos observar o comportamento desses usuários e oferecer o que eles realmente precisam.
Priscylla Duarte | Jornalista
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