scrolling='no' 07/02/10 - 14/02/10 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Analista de Redes Sociais . O que faz esse profissional?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010




O Analista de Redes Sociais é uma das novas profissões que surgiram com o advento da Web 2.0. Mas o que faz esse profissional? Abaixo segue 5 importantes funções que nós, analistas de redes sociais e novas mídias desenvolvemos em nosso dia - a - dia.

1. O papel do analista em mídias sociais é: Elaborar o projeto e observar a ação a fim de corrigir os erros e nunca deixar um participante sem resposta.

2. Encarregado de identificar as oportunidades de marcas ou empresas atuarem em redes sociais. Ele pode atuar tanto com monitoramento como com ativação [presença e interação] em blogs, redes, fóruns etc.

3. o analista de mídias sociais também atua no monitoramento da campanha on line e observação de presença e interação on line. Definindo ações.

4. Intermediamos as interlocuções em Sites de Redes Sociais, Blog's, Fóruns. Cuidando da ação digital.

5. Quando atua através de consultoria à marcas e empresas o analista elabora projetos de comunicação digital, norteando a empresa a fazer de sua presença digital algo marcante e que contribua tanto para a própria quanto para o público.

Agora que já sabem como é o trabalho de um analista em novas mídias, preparei um brifing básico para que seja respondido por vocês, na hora de participarem de um site de rede sociais, criar um blog ou qualquer outra ferramenta colaborativa. São apenas 4 perguntas. Se acharem interessante podem me enviar as respostas por E-mail para que sejam analisadas, e dúvidas também, esse espaço é um meio de interação entre nós.

Antes de entrar em uma rede social, ou promover uma determinada campanha de marketing digital, é importante responder as seguintes perguntas à fim de direcionar a campanha ao público alvo.



1) Quem quer comunicar?


2) O quê ele quer comunicar?


3) Para quem ele quer comunicar?


4) Qual o objetivo dessa comunicação?



Comente. Sua opinião é muito importante.

Veja Mais:
Ações Digitais bem feitas trazem resultados satisfatórios. Como elaborar ações digitais relevantes na rede?


Priscylla Duarte | Jornalista

A nova comunicação

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010



A nova comunicação:


> Não é fácil fazer comunicação nos dias de hoje.

> O Cliente é cético, exigente, impaciente, fragmentado, nômade, tribalizado. As pessoas não querem necessariamente olhar o que você tem para dizer. Elas querem participar, dialogar e interagir - Abel Reis – presidente da Agencia Click)

> Entrar nas redes sociais não é fácil. Significa sair da comunicação de massa tradicional e participar de uma conversação.

> Ação: Levar algo importante para o Twitter: Exemplo (transmissão de um show)

> Redes Sociais – Brasileiros gostam de se ver ali. São personalistas.

> Para cada ação – Um Alvo

> Não adianta a empresa colocar o VT produzido pela agência de publicidade e postar em redes sociais ou mesmo no próprio site. Esse tipo de ação não funciona na INTERNET. Se a empresa vende palitos de dentes, ela deve postar coisas do dia a dia. Coisas comuns, como dicas de comida, como preparar carne para churrasco, e atrelado a isso colocar o produto palitos de dentes. É como o merchandising nas novelas.

> Exemplos: campanha de produto de beleza Marca: Natura.Na novela das oito. Mostra a atriz passando o creme no corpo e discretamente o câmera mostra a marca. Ou seja, nas redes sociais eu devo oferecer algo que eles querem ouvir, interagir e participar atrelado ao meu produto (mas que discretamente).

> Não é fácil chegar ao cliente. Se fosse todos saberiam fazer.

> Segmentação do público – chave para o sucesso.

> A Informação na era da web 2.0 é de pessoa para pessoa e não como publicidade de massa.

> O Consumidor não é mais um só na multidão. Ele é único no meio de todos.

> Pilares da marca.

> Aplicativo deve ter teor social. Não institucional, e atrelar a marcar. Exemplo: Empresa x promove protesto contra o desmatamento na Amazônia.

> Importante:

> Amigos influenciam nos cliques em links e em compras. Monitorar os perfis ligados uns aos outros é importante para saber qual o grau de aproximação daquelas pessoas. Exemplo de ação: Amigos combinam de ir a um shopping g e lanchar na praça de alimentação. Se a empresa x de lanche oferecer desconto a elas, a chance de campanha boca a boca feita por esses potenciais clientes trarão mais clientes/seguidores interessados em ter também um desconto x. Claro que agora deveremos fazer outro tipo de ação, muito mais organizada devido ao número de participantes envolvidos.

> Temos que dá algo para receber em troca. (ditado popular que tem tudo a ver com a nova forma de publicidade)


Comente sobre o artigo. Sua opinião é muito importante.

Veja mais:
A comunicação mudou, ou melhor nós mudamos.
Como os Comunicadores devem usar os sites de Redes Sociais a favor do Jornalismo?
Perfil dos brasileiros no Twitter


Priscylla Duarte | Jornalista

Perfil dos brasileiros no Twitter

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010



> Maioria homens com idade entre 21 a 30 anos

> Solteiro e moram no Sudeste (eixo Rio-São Paulo)

> Está na faculdade e ou já concluíram o curso.

> Cerca de 16% cursam ou concluíram uma pós graduação.

> São ligados a tecnologia e a mídia além de passar na faixa de 50 horas por semana conectados a rede.

Além disso, cerca de 54% dos entrevistados gostam de ações publicitárias, porém a maioria nunca participou de algum via twitter, um terço já participou e 70% seguem ou já seguiram perfis corporativos.

Case: camiseteria – Twitter

Seleciona os desenhos, promove uma campanha de eleição e a arte eleita irá estampar a camisa.

1. Dicas de como usar o Twitter de forma corporativa.

> Monitoramento – A Empresa deve monitorar o que estão falando sobre ela (positivamente ou negativamente) em caso positivo deverá agradecer ao cliente pelo elogio (enviando E-mail e dando algo, tipo: desconto em compras imprimindo o E-mail e levando até a loja) em caso negativo: ela deve procurar desfazer a visão negativa do cliente. Enviando E-mail e se prontificando a ajudá-lo em caso de prestação de seviços ou em caso de loja oferecendo um outro caminho. Esse tipo de “aproximação” faz com o cliente divulgue a atitude da empresa.

> Propaganda boca a boca na Internet, ou melhor: Retwitter.

> Promoções: Sorteio de brindes, autor de melhor frase ganha um determinado brinde ou serviço. Número de seguidores tem direito a x alguma coisa. Ações que sejam relevantes e que façam os twiteiros retuitar.

IMPORTANTE:

> Uma boa forma de atrair seguidores é com promoções e ofertas exclusivas.

Fonte da Pesquisa: Instituto Americano de Pesquisa em Redes Sociais

Leia Mais:

A Publicidade na Era Digital.


Priscylla Duarte | Jornalista

O poder da nova informação : Quebrando paradigmas e direcionando campanhas on line

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010



A Nova Informação:

O poder está se deslocando das instituições que sempre governaram de cima para baixo, sonegando informações, dizendo como devemos cuidar de nossas vidas, para um novo paradigma de poder, distribuído democraticamente e compartilhado por todos nós.

O Centro de Pesquisas de Notícias, dos Estados Unidos computou em 2007 e 2008 a queda de um por cento na circulação dos jornais e quatro por cento na audiência das TVs, enquanto a Internet como fonte de informação crescia dezesseis por cento. Aqui no Brasil, o primeiro semestre de 2009 marcou a queda de audiência das TVs abertas com relação à mesma audiência obtida no ano de 2008, registradas em pesquisa do IBOPE. Não só perdem audiência como diminuem a quantidade de aparelhos ligados.

Em 2009 67,6% dos internautas utilizaram a internet para procurar informação sobre produtos. Ora se não estiver enganada nas contas são mais de 2,5 milhões de pessoas. 2,5 milhões.

Direcionar a campanha:



Quantas pessoas que vêem o seu anúncio num jornal ou televisão pertencem ao seu público-alvo? Melhor, quantas não pertencem? E se você pudesse não pagar pelas visualizações que não lhe interessam? Quanto pouparia? Teoricamente, na internet isso é mais fácil, pagar apenas pela comunicação com o público-alvo certo!

Quanto estaria disposto a pagar por comunicar com alguém que ativamente procura informação sobre o seu produto ou serviço?

A internet é Um meio de massas que permite comunicar com nichos. Que permite segmentar o público-alvo como poucos o conseguem. Um meio de comunicação que permite fazer aquilo que os anunciantes querem fazer nos outros meios há décadas e ainda não conseguiram.

Leia mais :
Ações Digitais bem feitas trazem resultados satisfatórios. Como elaborar ações digitais relevantes na rede?


Priscylla Duarte | Jornalista

Ideias sobre Mídias Sociais

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


- Renda da maioria das pessoas que acessam a INTERNET ( diariamente): 4.500,00 reais por mês. Corresponde a 52% dos acessos a WEB. Depedendo do público alvo faz sentindo investir em campanhas de marketing digital.

- O que é a INTERNET?
"É um meio de comunicação onde a informação tráfega de forma digital".

Exemplos:

- Conversa no MSN:

Quando se conversa no MSN, é um conversa virtual ou real? são duas pessoas conversando pelo meio virtual, porém o assunto é real. Apenas elas estão usando um meio digital para se comunicar, assim como o celular.

- Amigos do Orkut:

Você sai abrançando desconhecidos na rua? Não. Então por que ter na sua rede de relacionamentos, total desconhecidos, dos quais você nunca trocou uma palavra? Se não há interação entre as pessoas não tem o por quê de exister a rede social. Portanto ao adiconar alguém desconhecido, procure conversar, trocar ideias, saber como ela pensa e age. Caso não exista essa troca de informação e relacionamento não há motivo dela existir em sua rede. Delete-a. Caso ela se sinta ofendida por tal atitude. Certamente ela irá tentar saber o pq dessa exclusão, quem sabe será uma ótima oportunidade de começar uma troca de ideias...

- Organograma:
Midias sociais ( CONTROLE DO CONSUMIDOR): Biderecional
podcast
videocast
blog's
foruns
winkins
plataformas corporativas 2.0

- Midias tradicionais ( controle instituconal): Unidirecional
televisão
jornal
radio
cinema
outdoors


- Geração digital: ( pesquisa de 2008)
Novo consumidor: Internet no Brasil tem 13 anos.
Quem nasceu em 1995 - atual idade 13 anos
Quem tinha 13 anos em 1995 tem agora: 26 anos. (novo consumidor do Brasil)

"Ninguem mais quer fazer parte massa.
as pessoas querem ser diferentes". ( Frederick Van Amstel)

Saiba Mais:

10 dicas de como uma empresa deve se comportar nas mídias sociais digitais
Três dicas importantes para sua presença online ser relevante nas redes sociais.
Como os Comunicadores devem usar os sites de Redes Sociais a favor do Jornalismo?

Priscylla Duarte | Jornalista

Ocorreu um erro neste gadget