O Marketing digital é um termo relativamente novo. Surgiu recentemente com as novas tecnologias, e está particularmente ligado as redes sociais e técnicas de otimização de sites para o sistema de busca, com destaque para o Google. O Profissional que pretende atuar ou trabalha com o marketing digital deve obrigatoriamente se interessar e consequentemente gostar e muito de novas tecnologias, mídias colaborativas, noções básicas de HTML, CSS, Jquery, eu diria inclusive que ele deveria também fazer cursos na área de desenvolvimento de sites e marketing em redes sociais, além de estudar bastante, ele deve testar os conhecimentos antes de lançar realmente a campanha, aliás, essa palavra TESTAR singulariza o termo marketing digital, estaremos eternamente testando ações que podem dá certo um mês e no outro mês não, que pode ser bom no Orkut ou não dá certo no Twitter, entre outros exemplos. Entender todas as redes sociais, participar e interagir com os integrantes e comunidades deve ser parte do dia a dia do profissional de marketing digital. Além de noções de marketing convencional, o analista de marketing digital deve acima de tudo ser um observador e ter muita paciência, pois as ações acometidas na rede se dão de maneira diferente das mídias convencionais. Estudar a marca, seus concorrentes, anseios de futuros e o que essa marca espera de uma ação em marketing digital é essencial para que o retorno do investimento seja realmente interessante.
Elaborar um plano de marketing digital para uma empresa será necessário entender o que está empresa quer atingir com essa campanha. Ela quer vender, então devemos procurar trabalhar em cima de sites especializados em vendas, quer mudar o público, então devemos estudar o público, a marca, o porquê dessa mudança e interagir com as redes onde têm esse público, se quer lançar uma nova campanha de vídeo, então devemos procurar sites que tenham essa característica. Diferentemente das mídias tradicionais: TV, rádio e revista, que atinge a todos, sem ao menos atingir quem realmente interessa, a Internet nos permite direcionar, segmentando a ação e atingindo muito mais impactados do que uma ação convencional.
Por ser uma mídia ampla, porém com ninchos nossa ação terá um maior resultado do que se colocássemos somente um outdoor na avenida mais movimentada da cidade. Devemos trabalhar as duas campanhas: digital e convencional à fim de melhorar o alcance da marca. Agora é claro, existem realmente produtos que só terá um retorno maior de investimento se feita à campanha somente na INTERNET, como é o caso de produtos elaborados para o meio digital.
Portanto o Marketing Digital é uma ação de marketing voltada exclusivamente para a INTERNET ou meios digitais e está diretamente relacionada às novas tecnologias e mídias colaborativas. Funciona muito melhor quando aliada as técnicas de SEO e SEM. IMPORTANTE colocar as técnicas de otimização de sites em nossas campanhas para que ela realmente alcance o número desejado de pessoas e consequentemente torne a marca relevante na Web.
Por Priscylla Duarte – Jornalista e Analista de Novas Mídias e Marketing Digital
Explicando o Marketing Digital
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Postado por Novas Mídias Digitais às 06:17
Marcadores: marketing digital, redes sociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário