scrolling='no' 24/01/10 - 31/01/10 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Marketing Mobile

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Conhecendo campanhas de Marketing Mobile.

As novas tecnologias que surgem diariamente trazem com elas também novas formas de publicidade. O que é muito bom para o mercado, e que possibilita retorno imediato quando falamos em fixação da marca no público consumidor do Produto. Dentre diversas ações que vem crescendo durante esses últimos 3 anos, podemos destacar ações de marketing digital e mobile, sendo essa última com o crescimento em torno de 79%, número que descreve a quantidade de pessoas que dizem aceitar ações mobiles em Iphone, por exemplo.

O investimento financeiro em uma campanha de marketing mobile é alto, porém o número de impactados é proporcional ao valor investido. E o mais importante: A ação é imediata, uma vez que diferentemente de campanhas tradicionais como comerciais de TV e Outdoors, uma ação mobile permite ao público – alvo decidir quem quer participar ou não da campanha, já que a veiculação fica em mãos das operadoras de celulares, ou seja, o poder de escolha do “cliente” é fundamental e isso gera uma espécie de força ao cliente ( eles estão me procurando, e não eu à eles), o que gera a marca um retorno positivo – Não sou intruso, estou aqui para “Te Ajudar”.

Outra importante característica do marketing mobile é a possibilidade de desenvolvermos campanhas participativas, onde o consumidor é levado a interagir em 90% dos casos. Aliás, essa é a melhor e mais eficaz forma de trabalhar uma campanha mobile. Um exemplo bastante interessante de cases de sucesso que utilizaram o mobile em suas campanhas é a marca Centauro, a empresa desenvolveu um software (aplicativo de Iphone) onde o cliente poderia através dessa aplicação fazer uma consulta online de nutrição, testes de resistência físicos e dicas de saúde, associando a marca Centauro, é claro. Resultado: A Marca foi à primeira colocada em pesquisa desenvolvida no Estado de São Paulo quando o entrevistado era perguntado? Que marca esportiva é a mais lembrada entre o público? Centauro foi à maioria da resposta. Coincidência? Não. Resultado de muito trabalho.

O Marketing mobile tornou-se extremamente importante para empresas que precisam se aproximar cada vez mais do público-alvo, oferecendo opções de utilidade pública e entretenimento, fazendo-se presente na vida do cliente não apenas como produto a ser consumido, mas também como produto presente em todas as horas, sempre com a possibilidade de resolver algo, uma espécie de amigo, quando estamos em fila de banco, ou esperando ser atendido em um consultório médico – São nessas horas em que mais usamos as aplicações de marketing mobile – passatempo, e essa também é a hora em que a Marca será fixada à mente do consumidor, de forma sutil, sem ser invasivo, e o melhor: Ele quem procurou e não a empresa (Importantíssimo para a nova forma de Publicidade). Um exemplo disso é a marca Nívea - protetor solar, existe aplicativos de Iphone - desenvolvido pela empresa Nívea que indica à hora em que devemos reaplicar o protetor, nos informar a temperatura e sensação térmica, além de dá dicas de prevenção de câncer de pele.

Marketing Mobile. O Consumidor é quem diz se quer ou não participar.

Por Priscylla Duarte - Jornalista

Sobre o Tablet da Apple.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ipad da Apple revolução digital em suas mãos.

Todos os aficionados em novas tecnologias estavam esperando pelo o dia em que a Apple anunciaria o Tablet, e és que esse dia chegou! 27/01/2010, essa data marca a Era das convergências das mídias ( concretamente falando).


Ipad da Apple revolução digital em suas mãos.

Apesar de ninguém saber ao certo como e de qual forma funcionaria e obviamente para que serviria, esperamos ansiosos pela novidade, e não nos decepcionamos. Bem, eu que adoro tudo que simplifique a minha vida, e só encontro essa simplicidade nas tecnologias, confesso: Não esperava tanto...( para mim o Ipad é um mundo )Imaginar essa convergência digital em um só “aparelho” e mais ainda, com todas as funcionalidades que um ser humano moderno está acostumado, e o melhor tão acessível, pois para quem pensava que o Ipad seria “caríssimo” se enganou - os Tablet’s variam entre 1.500 à 3.000, pense bem você terá tudo em um só “aparelho” por apenas isso.



O Ipad é a concretização do termo que ultimamente está sendo muito usado “convergência de mídias” em um só lugar: Notebook, netbook, PDA, smartphone e o E-book em um só aparelho, já pensaram? Quantas funcionalidades você terá em suas mãos? Ler jornal e revista, anotar a respeito de sua leitura, acessar a Internet, assistir TV ( WebTv, para ser bem moderno), jogos online, e para sua comodidade ainda ser leve, apenas 60 g e “slim”, que maravilha! Viva a Era Digital... Imagine o que virá nos próximos anos? Bem Vindo a Era Jatsons!

Por Priscylla Duarte - Jornalista.

Ações Digitais bem feitas trazem resultados satisfatórios. Como elaborar ações digitais relevantes na rede?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Promover uma ação digital ou campanha on line de uma determinada empresa requer muita criativa e conhecimento em novas tecnologias. É preciso ter em mente que os meios digitais pedem, e isso é obrigação, o uso de ferramentas que proporcionem cada vez mais a interação entre o cliente e o produto. Poderia então uma campanha que faz muito sucesso na Televisão (como outra forma de comunicação) ser tão relevante e ter o mesmo sucesso na rede, apenas fazendo as mesmas ações praticadas no mundo off? Responderia a você que se essa marca tiver o apelo emocional e o carinho do público talvez sim, a mesma campanha de mídia convencional poderia dá certo no meio digital, ma só isso não será “via de regra” para o sucesso. Ações digitais que age somente distribuindo brindes ou amostras com campanhas de: o Seguidor de número 1.000 ganhará um brinde, caso traga outro amigo seguindoo Twitter da empresa X... É uma forma, louvável de usar as redes sociais a favor da marca, mas tenho que te falar a verdade: Não é só isso.

Dessa forma teremos sim milhões de seguidores, mas será que isso é relevante? Eles vão comprar o meu produto ( super importante essa pergunta), ou assim que terminar a campanha irão me dá um “unfollowing”?(Não fui relevante o bastante para ele continuar me seguindo e com isso construir um relacionamento com esse potencial cliente?) Não seria muito melhor, que o seu seguidor é quem tivessem os 1.000 seguidores e ao “retuitar” a sua ação – Lê-se: o que eu tenho para falar que os meus seguidores acharia importante?Esses mesmos 1.000 seguidores viriam sua campanha e te seguiriam, e melhor ainda interessados em saber quem é você? Essa é a grande questão das chamadas ações sociais, às vezes o “tiro pode sair pela culatra”, e então – o que fazer? Veja um case interessante do uso das ferramentas digitais a favor de uma marca.

Algumas empresas usam muito bem o meio digital e redes sociais em suas campanhas on line, dias desses, navegando pela INTERNET, pesquisando sobre ações publicitárias na WEB, descobri uma que, sinceramente, fiquei super feliz em ver algo tão interessante e que resumi tão bem uma ação digital – relacionada e Interativa. Trata-se do site da C&A Modas. Entrei no site da C&A e descobri um “gift” para que eu participasse do SPFW ( São Paulo FASHION Week) de que forma? Morando em Natal, é praticamente impossível eu participar desse evento, porém a INTERNET que não mede fronteiras me proporcionou isso, e lógico com a ajuda das novas tecnologias de comunicação. O processo é bem simples (cadastrei meu nome e e-mail, em seguida eu teria que vestir um avatar de acordo com as possibilidades de “shapes” disponíveis para mim naquele momento). Montei meu avatar e dei o nome de Deby, em seguida fui convidada a clicar nos botões das câmeras que estavam sendo direcionadas para os corredores do evento, e foi aí que meu avatar passeou por mim nos corredores da Moda. E ainda mandou um alô para a galera (digitei algumas frases), o pessoal que estava nos corredores do SPFW ficou “maravilhado” com esse acontecimento, e eu então? Em êxtase! Participei por um momento do maior evento de moda do Brasil, sem precisar sair de Natal, com a ajuda da globalização e o melhor: Testando on line uma campanha de marketing digital tão bem elaborada.

Descrevi essa ação digital para que você veja como ela fez uso das três principais regras para se fazer uma verdadeira campanha de marketing digital. Vamos lá: Produto relevante (roupas da C&A), meio: hotsite da C&A no SPFW ( hotsites são sites desenvolvidos especificamente para determinadas ações) e tecnologia usada: projeção de avatar em lousa interativa. Resultado: Projeção de avatar nos corredores do SPFW dando a ideia que o internauta estava realmente participando do evento, e eu estava! Ninguém poderá dizer o contrário. Portanto, ao pensar em fazer o marketing digital ou campanhas on line do seu produto lembre-se que o que faz a sua ação se tornar um sucesso é você fazer com que o seu cliente participe efetivamente de sua campanha, ou seja, deixe espaço para que realmente possa colocar a própria identidade dele, voltando ao exemplo da ação da C&A, os idealizadores promoveu aos participantes da campanha a possibilidade de montar o avatar com o Look que eles quisessem, dá o nome que eles quiserem ( muito importante), projetar esse avatar em uma “parede”, permitir vê-lo de 5 ângulos diferentes e para fechar, ainda proporcionou ao internauta a chance de se comunicar, ao deixar escrever em uma caixa de Box, resumindo: 100% interativa a ação digital.

Por Priscylla Duarte – Jornalista

Dica de Filme : Invasores de Mentes

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Invasores de Mentes

Gênero: Ficção Científica.

O que você faria se ao sofrer um acidente descobrisse que médicos, auxiliados por empresários corporativistas tivessem colocado em seu cérebro um microchip com nanotecnologia destrutiva, no qual a toda hora você fosse surpreendida por comerciais de Tv’s, do tipo polishop, e esquecer completamente quem você? Inimaginável, não é mesmo? Essa temática foi abordada pelo filme: “Invasores de Mente”, que tem como protagonista o ator: Cuba Goldie Jr. Segue Sinopse do filme:

Sinopse:

Eles roubaram seu passado. Agora ele está retomando seu futuro... Luke Gibson acorda no hospital e descobre que sua vida está à beira da destruição. Ele recebeu um implante de um microchip letal monitorado por um poderoso executivo. Assombrado por estranhas visões de um passado desconhecido, Luke percebe que sua única chance de liberdade é aliar-se a um grupo de Hackers renegados antes que seja tarde demais.

Crítica:

O filme mostra o futuro de como será a publicidade nos próximos anos do século XXI. Projeções de grandes corporações em monumentos históricos e turísticos. Além de nos submeter ao futuro onde seremos sugados pelo capitalismo e exagero de compras do que não precisamos. Em minha concepção, já passamos por esse estágio atualmente, quando somos surpreendidos com merchandising de produtos dos quais não precisaríamos nem saber que existem, quanto mais comprar. O que o filme retrata, e com êxito, é essa exagerada maneira de consumo que as grandes corporações querem a todo custo nos empurrar. E nós, simples marionetes do sistema, compramos. Outro dia, me peguei observando os sapatos que tenho, muitos deles não uso, ou só usei uma vez, ou nunca usei, as rasteiras então, sempre em escanteios, compro porque a mídia diz que é moda, que moda? Se eu não uso sandálias sem saltos, pelo menos da minha moda esse produto não faz parte. Decidi simplesmente colocá-las para fora de casa. Foi só colocar na calçada, que em um minuto não estava mais lá. O que eu quero dizer é que: muitas vezes compramos algo que não iremos usar, apenas para satisfação de ego de dizer eu também tenho, principalmente quando vemos o comercial ou quando alguém próximo a nós tem. O filme “invasores de mentes” retrata isso. Você não precisa, mas você tem que ter. E o uso da nanotecnologia para invadir sua mente e colocar de uma forma mais rápida essa suposta necessidade, é uma forma subjetiva de nos mostrar que isso já é feito, não tão agressivamente como foi mostrado no filme, porém de uma forma sutil e, opinião minha, desumana. Aconselho assistirem esse filme, embora muitas pessoas não gostem de filmes futurísticos, não sei por que, pois a tecnologia nos ajuda e muito de todas as formas... , mas independentemente de ser ficção ou não, o filme nos faz viajar pelo mundo da publicidade que trata as pessoas como mais um número no mundo.





Por: Priscylla Duarte - Jornalista

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