scrolling='no' 27/02/11 - 06/03/11 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Dicas de como usar a ferramenta Twitter

sexta-feira, 4 de março de 2011


  

Pode parecer mentira, mas muitas pessoas ainda não sabem usar muito bem a ferramenta Twitter, e como o objetivo desse blog é informar, entreter e discutir as redes sociais, com ênfase no microblog, preparei esse cantinho para que você aprenda a usar o seu perfil e com isso possa adquirir maior controle e se tornar mais visível na rede. Sim porque muitas vezes não temos muitos seguidores, ou deixamos de usar a ferramenta por não termos habilidade com ela. Mas preparei de forma objetiva alguns pontos importantes para que você se torne um Twittess de presença digital. Vamos lá:

Passo 1: Cadastro
Se cadastrar no Twitter é super rápido, você só precisa escolher um nome de usuário, a senha e o E-mail. Pronto já está fazendo parte do mundo do Twitter.

Passo 2. Adicionar foto e BG

Em configurações você poderá adicionar fotos e Background (papel de parede de sua preferência) basta apenas selecionar em seus documentos, fazer o upload e pronto, já tem a sua identidade.

Passo 3. Entendo os jargões

Followers – Seguidores – Quem está seguindo você
Following – Seguindo – Quem você está seguindo
Unfollow – Deixar de Seguir

Outros pontos importantes:
  • replies, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
  • direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
  • favorites : tweets que marcamos com estrelas
  • everyone: atualizações de qualquer usuário


Passo 4. Como me comunicar
Para se comunicar com alguém do Twitter você deverá colocar o @ na frente do nome do destinatárioda mensagem. Dessa forma todos os amigos do seu seguidor irão ver a mensagem. Caso queira que somente ele veja a mensagem você deverá enviar um DM (direct mensage).
   Para responder a um twitter e que você não quer que vá para todos os seus amigos        você deverá clicar em Reply to, dessa forma a mensagem vai direto para o seu seguidor e os seus outros seguidores não receberão a mensagem. Para passar uma mensagem a diante você deverá fazer um RT (Retwitter) dessa forma todos os seus seguidores, quem você retuitou e os seguidores dessa pessoa também receberão a mensagem.



Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

O Twitter como formador e manipulador de opinião

quarta-feira, 2 de março de 2011


Como todo veículo de comunicação de massa o poder de formular e manipular conteúdo são características centrais do mass media, e como essa manipulação e formulação de opiniões pode ser observado no Twitter?

Estudando o uso da ferramenta e o público que a utiliza, observamos que no Twitter não existe uma centralização de notícia, o que ocorre é a passagem das mensagens através de RT (Retuites) e de seguidores. No meio Twitter a importância de determinadas notícias se dá primeiramente no divulgador dela – o quanto esse locutor tem de propriedade para divulgar ou opinar sobre determinado assunto, essa credibilidade é alcançada através de publicações relevantes, concisas e perpetuais, sendo notória a participação desses individuo na rede e como isso relevante para os retuites.

Outra forma bastante clara de como se tornar um formador de opinião na rede de microblog’s é direcionar um tema, basicamente temas que gostamos de conversar, que pesquisamos e somos articulosos na hora de discutir sobre esse assunto. Seguindo as pessoas que também compartilham pelo interesse a esse tema, o diálogo e contribuição na rede serão bastante promissores, gerando assim um recurso que resolvi chamar de “colaboração de temas referentes” onde não é necessário ser especialista naquele tema, mas geralmente os participantes entendem e muito sobre o assunto. É o caso de Twitter’s referentes à moda, corridas de fórmula 1 entre outros temas. Geralmente os participantes são curiosos no assunto, porém os post’s são tão ou mais interessantes do que estudiosos e especialistas.

Preparei 5 dicas importantes de comportamento no Twitter que servem para todos os tipos de perfis, após algumas observações e vivencias percebi que seguindo essa linha de presença on line teremos mais chances de sermos “notados”, o objetivo não é ter milhões de seguidores, mas sim ter seguidores que passem a diante a sua mensagem, fato este que, em minha concepção, é o verdadeiro motivo desse site de relacionamento existir. São elas:

1. Mantenha uma linguagem simples e eficaz. Assim será mais fácil criar laços de relacionamentos. Usar palavras muito difíceis dificulta o diálogo. Lembre-se: o objetivo de uma rede social é criar vínculos e não demonstrar quem é que sabe mais ou quem sabe menos. Na Rede todos nós somos iguais.

2. Tente não postar em seqüências. O grande barato do Twitter é tuitar e esperar o seu twitter ser retuitado. Tuitando seguidas vezes você só estará sendo inoportuno e gerando SPAM na time line do seu seguidor. E isso poderá gerar um unfollow e não é isso que queremos.

3. Muito cuidado com os erros de português e palavras digitadas na pressa. Ora, não há necessidade de pressa, estamos nos divertindo e não apostando corrida de rua.

4. Crie uma identidade. Assim você será lembrado por algum bordão, pelo seu BG (Background) ou pelo o seu conteúdo. Mas haja o que houver se destaque.

5. Retuite. Retuitar é uma forma de você mostrar a quem você está seguindo que ela é importante, e mais ainda: Ela escreveu algo bacana e que deve ser passado a diante.

Com essas dicas básicas para iniciar-se no mundo do microblog você conseguirá se destacar e mais ainda se tornará relevante na rede, objetivo de todos os participantes.

Manipulação:

Outro ponto importante no Twitter é a forma de manipulação da notícia. Como já sabemos essa rede social no Brasil, especificamente, é mais utilizada para informar algo que está acontecendo, inclusive essa é a nova pergunta que substituiu à original: o que você está fazendo? Essa manipulação se dá de diversas formas, porém o RT é a mais utilizada. Veja bem, não estamos falando sobre deturpação de notícias, que nada mais é do que: Manipular a notícia de forma a distorcer a informação, dando outro sentido. No caso do Twitter a manipulação que estamos analisando é a forma de manipular a fim de retransmiti-la. Quando retuitamos alguma informação, muitas vezes temos que reeditá-las e nessas reedições precisamos dizer o que já estava sendo dito, porém com muito menos palavras para obedecer aos 140 caracteres do Twitter, essa é a forma de manipulação que estamos falando. Com o objetivo de passar a informação à diante.

Nunca distorcendo o fato e sempre colaborando. 

Outra forma bastante encontrada de manipulação no Twitter é os #Fail, essa hashtag é uma forma de dizer que aquele perfil não é o verdadeiro, esse tipo de tag é muito usado para perfis não oficiais de artistas, celebridades, políticos ou campanhas. Alias usar o # antes de qualquer palavra indexará essa palavra no sistema de buscas do Twitter e assim acharemos mais rápido determinado Tópico, trend ou post. Por isso quando digitamos: #Priscylladuarte consultora em conteúdo Web e redes sociais, estamos dando ênfase ao nome da consultora e lançando esse nome para o sistema de buscas, todos os trends e tópicos com essa hashtag serão linkados e ao procurar por #Priscylladuarte será mais fácil de encontrar.

Outra forma bastante usada desse tipo de ferramenta do Twitter é em ações de marketing digital ou campanhas online, um case bastante discutido em alguns blogs foi o #bemmisteriosa que foi lançado no Twitter, esse case demonstrou também a imaturidade em lidar com ações em redes sociais, uma vez que essa campanha especificamente demorou dias para dizer quem seria a “bem misteriosa”, e para falar a verdade não acompanhei até o final, uma vez que ações em redes devem durar horas e não dias, como foi o caso.

Dando sentido contrário a essa hashtag, foi lançada a tag #bemmisteriosafail onde os participantes do Twitter, muitos criativos, inventaram uma forma de se divertirem e criticarem o case de origem. Mas a diante iremos citar alguns cases de sucessos e fracassos no Twitter para que fique bem claro como devemos usar essa ferramenta de forma organizacional, simples e objetiva em nossas campanhas digitais.


Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

Como usar o Twitter no jornalismo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


O Twitter para jornalistas


Como percebemos o Twitter possui uma característica básica e fundamental – O espaço para divulgação em tempo real de um fato ou noticia e permite aos meios jornalísticos uma forma a mais de divulgação de matéria, furos jornalísticos ou utilidade pública.

 E essa é uma forma bastante inteligente de usar esse meio. Em 2009, com a morte do astro Pop Michael Jackson, o Twitter se monstrou uma ótima ferramenta de comunicação e veiculação de fatos daquele acontecimento. Foi a partir dessas mensagens instantâneas que se abriu precedente para um novo veiculo de comunicação – Rápido, que atingia uma grande massa e principalmente obtinha a credibilidade do público.

O cantor Michael Jackson como sempre fazendo moda e abrindo referência, foi a partir de sua morte que grandes veículos de comunicação abriram os olhos para o poder de disseminação viral do Twitter, a partir de então, diversos perfis que ainda não faziam parte da rede de microblogs passaram a fazer, e com isso abriram-se leques de oportunidades para a comunicação social. Além dessa característica forte que o Twitter tem para o lado jornalístico, ele também tem para o lado publicitário, porém de uma forma mais voltada para campanhas. Isso iremos abordar em outro momento.



Dicas de como usar o Twitter:

Abaixo segue 20 dicas elencadas pela IAB-UK para usar o Twitter como forma de agregador de conteúdo jornalístico ou empresarial:


1. Por quê usar? Por que todo mundo está usando ou por que vai ser acrescentado ao seu mix de comunicação?

2. Quais seus objetivos? Seja claro em todos os passos de sua estratégia.

3. Reclame seu espaço o quanto antes. Um consumidor despreocupado pode estar falando em seu nome, sem que você tenha qualquer controle.

4. Certifique-se de que sua comunicação é decente, legal, honesta e confiável. Transparência, acima de tudo.

5. Não encha sua audiência com atualizações constantes. Terá alguém insatisfeito, em vez de engajado, do outro lado do micro.

6. Aloque os recursos necessários. Manter um Twitter não é tarefa de 5 minutos.

7. Estabeleça um tom de voz (linguagem) apropriado ao seu produto e público. Não se esqueça que é a SUA marca falando para pessoas de verdade.

8. Como medir o sucesso? Pense sobre suas métricas. É suficiente um bom número de seguidores se eles não são engajados?

9. Twitter é imediato. Então, faça com que suas atualizações sejam relevantes, tópicas e inspiradas para seu público.

10. Não direcione seu vagão nos Trending Topics. Aprenda as lições do seu ambiente.

11. Se foca em acréscimo de vendas, torne fácil o processo. Dê vales ou códigos de desconto aos seguidores.

12. Configure um feed dedicado para as atualizações sobre seus produtos específicos, serviços e incentivos.

13. Responda suas mensagens diretas. Especialmente daqueles interessados em saber mais sobre você.

14. Twitter não é um canal de transmissão, apenas. Encoraje a interação. Faça perguntas aos seus seguidores.

15. Abrace a retuitada. Se vê um post que pode interessar a sua audiência, não tenha medo de passar adiante.

16. Não se intimide com as críticas. Por que não contatar usuários descontentes diretamente para resolver estas questões?

17. Monitore o que dizem ao seu respeito. Verifique regularmente ferramentas como o Tweetdeck, que permite acompanhar palavras específicas ditas no Twitter.

18. Encoraja a interação offline. Eventos no mundo real para conhecer seus seguidores é uma boa alternativa.

19. Promova seu Twitter. Não espere que achem sua marca. Divulgue o fato de que sua marca usa a ferramenta.

20. Inovar sempre. Quem quer que você seja 100 seguidores não é o suficiente. Use sua imaginação para atrair sempre mais.

E você, que outras dicas podem dar sobre o Twitter, numa estratégia bem sucedida?



Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

Ocorreu um erro neste gadget