Abaixo segue a descrição de como os meios de comunicação social, em especial os jornais e noticiários podem usar as ferramentas de redes sociais a favor da divulgação de fatos, apuração e fontes para pauta.
1. Orkut: A característica principal dos freqüentadores do site Orkut é: Relacionamento. Neste site os participantes colocam suas vidas e principalmente conversam entre si. Com isso o papel do Orkut é social, ele aproxima as pessoas. Para os veículos de comunicação essa ferramenta pode e deve ser usada a fim de medir o grau de aceitação ou desvalorização de determinado assunto abordado pelo veiculo. Como no caso de monitorar o que estão falando a respeito daquela matéria: sobre a falta da água ou a ultima tendência de MODA dessa estação. O Orkut também pode ser utilizado para elaboração de novas pautas. Monitorando o que estão comentando no site, o jornalista poderá fazer uma matéria especial daquele assunto e divulgá-la no Twitter. Portanto a principal função da Ferramenta Orkut para o Jornalismo é: Ideias de Pauta e Monitoramento de assuntos.
2. Twitter: O “xodó” das redes sociais tem como referência a seguinte indagação: O que você está fazendo agora? Por essa pergunta deveríamos responder: Estou digitando um texto sobre como o jornalista deve utilizar as redes sociais. Mas não é bem isso o que está acontecendo com o Twitter. As indagações postadas neste site chegam aos nossos seguidores em tempo real, por isso ela está sendo muito utilizada para divulgar fatos que estão acontecendo ou o que foi notícia. Nós, jornalistas, também podemos fazer uso dessa ferramenta, mas, de uma forma diferente. Ao invés de postarmos notícias que já foram ao ar, ou que aconteceram há alguns dias atrás, deveremos usá-la como ferramenta de divulgação de furos de reportagens. Ou seja, colocar a notícia em primeira mão no Twitter esclarecendo que a reportagem será exibida a posterior no Jornal. Essa é a forma mais interessante de usar o Twitter a favor do jornalismo. Outra forma é usá-lo para divulgar notícias quentes, e urgentes, ou utilidade pública, como por exemplo, o trânsito na linha amarela está congestionado, pegue a linha vermelha, uma forma bastante inteligente de usar essa ferramenta.
3.You Tube: Para o Jornalismo o You Tube é uma forma de disseminador de conteúdo. Lá o jornalista poderá colocar suas matérias (editadas, aconselho colocar os fatos principais da matéria) Não podemos simplesmente postá-la no You Tube como foi apresentada no Jornal. Devemos ter respeito pelo Internauta, que quer ver algo diferente do que foi apresentado na televisão. A saída seria dá outro enfoque ao fato.
4. Flickr: Você deve se perguntar: Como um site de postagem de fotos pode auxiliar no jornalismo? Eu respondo: Todos nós temos o fascínio pelos bastidores da televisão, do jornal imprenso, da redação de uma revista. Bem, o Flickr pode ser uma maneira de você matar a curiosidade do público. Leve uma câmera fotográfica digital para suas matérias, peça para o produtor tirar as fotos dos bastidores e poste-as no Flickr, a comunidade cibernética agradece.
Por Priscylla Duarte – Jornalista e Analista de novas mídias e marketing digital.
Comente. Sua opinião é muito importante
Veja mais:
Ideias sobre Mídias Sociais
Como os Comunicadores devem usar os sites de Redes Sociais a favor do Jornalismo?
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Postado por Novas Mídias Digitais às 07:43
Marcadores: novas tecnologias, redes sociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário