Último artigo sobre Convergência de Mídias
O principio ético jornalístico é apurar sempre os fatos antes de publicá-lo. É preferível “ganhar” tempo verificando a notícia, do que correr o risco de publicarmos algo sem fundamento. Isso todos nós, jornalistas e comunicadores sabemos. Mas e na INTERNET, onde tudo acontece de repente e o que é notícia agora, daqui a poucos minutos já virou passado?, como fazemos? Bem, a INTERNET como em todo meio usado para divulgar algo, deve também ter principio éticos, que a meu ver, deveriam ser os mesmos usados em televisão e rádio, por exemplo.
O fato é que com tantas formas de divulgação: E-mail, redes sociais, BLOGS, sites, enfim, diversa possibilidade de comunicação fica meio que difícil saber qual fonte está realmente certa, meu conselho é: FILTRAR. Como em todo ambiente destinado à comunicação, temos que observar qual veiculo está falando a verdade, qual está omitindo informação, e quem realmente faz um bom jornalismo sempre terá público para ouvi-lo e acompanhá-lo.
Na INTERNET essa dinâmica também funciona assim. Seguimos perfis de quem de alguma forma nos fala algo que identificamos, lemos a respeito de assuntos que geralmente nos interessamos, e essa mesma “dinâmica” vale para os chamados blogueiros repórteres, colunistas, jornalistas colaborativos, entre tantos novos nomes que surgiram com o advento da INTERNET colaborativa. Como vivemos uma época de informação em cima de informação, só nos resta filtrar qual delas achamos ser relevante e conseqüentemente passadas a diante. Estou enfatizando o jornalismo, mas essas observações também podem ser aplicadas para as revistas virtuais, porém essas geralmente são “réplicas” em sites das já conhecidas revistas Off, e pouco se ver na INTERNET revistas virtuais originadas na INTERNET.
Outro importante ponto que vale a pena discutirmos é o “BUM” dos leitores digitais, E-Readers e conseqüentemente os livros digitais, E-Books. Com a popularização dessa ferramenta é bem provável que também “surja” uma nova forma de jornalismo ou de escrita, uma vez que livros digitais são mais “enxutos” e devem seguir uma linguagem mais “COOL” a fim de se aproximar mais com o leitor.
O fato é que: Ao contrário do que pensávamos a INTERNET ajuda e continuará ajudando à todos a passar mais horas lendo, nos induz a escrever mais, haja a vista diversos Blogs que encontramos na blogosfera, pessoas comuns divulgando seus gostos, preferências, afinidades, assuntos preferidos, enfim, escrevendo em seus blogs pessoais o que eles precisam falar para a rede, e isso é ótimo! Quanto tempo passamos em rede lendo artigos que nos interessa, acessando sites, e muitas vezes nem percebemos que estamos exercitando a leitura e a escrita? A convergência das mídias está trazendo uma nova forma de nos relacionarmos, muito mais interativa e muito mais envolvente, já conseqüência disso é que todos nós, de uma forma ou de outra, ganhamos algo importante:
Espaço para divulgar nossas ideias e nesse espaço de pessoas anônimas nós encontramos sempre algo rico, algo que sempre vale a pena.
Priscylla Duarte - Jornalista
Artigos relacionados:
1ª parte sobre Convergência das Mídias
2ª parte sobre Convergência das Mídias
3ª Parte sobre Convergências das Mídias. Os meios de comunicação - jornalismo e revistas na Web, o que esperar?
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Postado por Novas Mídias Digitais às 08:14
Marcadores: convergência das mídias, jornalismo colaborativo, redes sociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário