scrolling='no' William Douglas - Analista SEO e SEM - Entrevista para blog | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

William Douglas - Analista SEO e SEM - Entrevista para blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


O Blog Tendências de Marketing Digital e Novas Mídias na Web 2.0 entrevistou o analista em SEO e SEM – William Douglas, pioneiro na área de otimização de sites, na cidade do Natal/RN. São 10 anos atuando na área de informática. Durante essa década, ele vem estudando as principais tendências na Web e os grandes cases de sucessos. Atualmente, William Douglas desenvolve um projeto de comunicação paralelo ao trabalho, ao qual presta serviços de consultoria e otimização de sites para empresas.

Entrevista concedida por William Douglas – Analista SEO e SEM para o Blog Tendências de Marketing Digital e Novas Mídias na Web 2.0


Mkt Digital e Novas Mídias : Quando surgiu o seu interesse na área de otimização de sites?

WD: Olá Priscylla, de antemão, gostaria de agradecê-la pela oportunidade de poder compartilhar com você e seus leitores sobre o trabalho que venho desenvolvendo na rede.
Respondendo a sua pergunta, Surgiu praticamente da necessidade de um profissional que fizesse esse serviço em um dos meus projetos online. Na verdade, foi buscando tendências, treinamentos e se especializando, que percebi a carência do mercado por “profissionais” “de fato e de direito”, que resolvi ir mais adiante às pesquisas.

Mkt Digital e Novas Mídias : Com o advento da Web 2.0 surgiu também a necessidade de algumas empresas se atualizarem com relação à presença digital de suas marcas. Como você ver esse novo mercado, e, indo mais além, como é a aceitação das empresas com relação ao SEO e SEM?

WD: Boa pergunta. No início da grande bolha, poucas empresas se preocupavam em ter uma forte presença online, para elas bastava um “site cartão de visita” (sites sem envolvimento com os usuários – totalmente institucional – não oferece nada aos visitantes), porém, a realidade de hoje “obriga” as empresas a se adequarem ao meio em que estão. Na web 2.0, o que antes era uma via de mão única se tornou ambidestro.
Isso fez com que as empresas disputem à primeira posição de cada SERP (página de resultado de pesquisa); dessa forma surgiu o SEM (search engine marketing) ou marketing para os sistemas de buscas, e o SEO (search engine optimization) ou otimização de sites para sistemas de busca; ambos funcionam em conjunto a uma estratégia de marketing na web 2.0.
E com estas duas ferramentas fantásticas, qualquer empresa atenta, com certeza não pensará duas vezes em investir parte dos seus recursos de publicidade, na mídia online. O mercado está crescendo e cada vez mais as empresas buscam por serviços de otimização e publicidade digital.

Mkt Digital e Novas Mídias : Sabemos que não existem muitos cursos para a profissionalização do analista SEO, como você desenvolveu essa habilidade?

WD: É até irônico (risos), no Brasil, mais especificamente, na virada da grande bolha, não se falava sobre SEO e SEM, ao passar dos anos isso foi mudando, tanto é que hoje já existem algumas empresas brasileiras que baseadas em suas experiências e seus cases de sucesso, já conseguem ótimos resultados quanto à formação de profissionais; o que eu quero dizer quando digo irônico, é que: antes se aprendia SEO e SEM pelos mesmos buscadores nos quais nós buscávamos atingir ótimas posições, não que hoje não seja diferente.

Mkt Digital e Novas Mídias : Qual a importância das redes sociais no trabalho de otimização de sites?

WD: Eu diria que as redes sociais, são em alguns casos as âncoras da peça publicitária, elas servem basicamente como fonte de pesquisa e propagação.
Neste caso, por que o conceito de redes sociais está atrelado a uma grande rede de pessoas conectadas umas a outras através de sites como o orkut, facebook, flickr, twitter e etc.

Mkt Digital e Novas Mídias : E sobre o marketing e a publicidade digital como a otimização atua nessa importante área de divulgação para as empresas?

WD: Basicamente com análise da concorrência; através de métricas próprias de caso a caso, se obtém dados que são de extrema relevância, na tomada de decisões para ações “cross-media” (são ações que envolvem peças publicitárias comuns e a internet).
As empresas precisam saber o que pensam seus consumidores/clientes, seja de forma simples, perguntando diretamente a eles através de uma enquete em seus sites e/ou blog’s, ou de uma forma mais sofisticada, através de relatórios analíticos, que constam desde dados geográficos, navegadores que utilizam à idade e sexo do seu publico alvo versus usuários.
O ápice da otimização é ter o site em questão no topo dos resultados de pesquisas orgânicas (não pagas), para termos relacionados a ele; ou seja, se um site de uma empresa X trabalha com calçados femininos, seria de grande importância para ele se o mesmo estivesse entre os 10 primeiros resultados para uma pesquisa por este termo: “calçados femininos”.

Mkt Digital e Novas Mídias : Existe um novo termo bastante usado na Internet com relação aos profissionais que prometem colocar sites na primeira página do Google ou de outros buscadores em um tempo relativamente curto, são os chamados “gurus da web”, como você ver esses profissionais e como esse tipo de situação interfere no trabalho de Otimização?

WD: É muito comum nos depararmos com esses “gurus da web”, todos os dias surgem mais e mais, que prometem a salvação digital para as empresas em prazos curtíssimos e absurdos, e usam de técnicas que chamamos de “black hat seo”(técnicas desonestas de otimização), no geral eles manipulam parcialmente um “script” (código malicioso) para que possam tentar burlar os buscadores, e através destas técnicas, quando conseguem algum posicionamento saliente, os índices de rejeição, por parte dos usuários, são altíssimos pois na maioria das vezes não há segmentação de publico alvo; e acabam por comprometer a presença online da empresa, pois uma vez identificado pelo buscador esta técnica o site será punido e banido de toda sua fonte de pesquisa termos relacionados a empresa em questão; isso já configura um desastre para uma empresa que pretende ter presença online ou não.
Estes profissionais marginalizam a profissão por cobrar preços irrisórios prometendo altos índices de posicionamento e presença digital, o que acabam não cumprindo o prometido, deixando várias empresas descrentes da veracidade de um bom profissional de SEO e SEM.

Mkt Digital e Novas Mídias : Recentemente você escreveu um E-book: “Redes Sociais - Segmentando o nicho das empresas”. Poderia Falar a respeito do E-book?

WD: Sim, claro, esse e-book, trata especificamente, como as empresas e profissionais da área devem se comportar ao adentrarem nas suas respectivas redes sociais, quando falo respectivas, me refiro ao fato de que nem sempre uma determinada rede social será tão bem explorada por duas empresas de segmentos diferentes; enfim, o e-book trata de forma bastante direta e em uma linguagem simples, como as empresas devem segmentar seu publico alvo nas redes sociais.

Mkt Digital e Novas Mídias : Por ter apostado nos E-book’s, suponho que tenha uma opinião bastante favorável a essa nova área da comunicação, poderia nos dá sua opinião com relação aos leitores digitais e E-commerce de E-book’s?

WD: Com certeza; a digitalização de livros não é tão nova quanto parece, há tempos temos mini-digitalizadores sendo utilizados em baixa escala, principalmente por grandes bibliotecas, por todo o mundo; o que faltava na verdade era um deck que fosse tal com um livro e que não fosse tão robusto quanto um notebook, e como tudo que imaginamos, sempre haverá alguém pra tornar realidade, surgiram então os leitores digitais.
Hoje em 2010, várias empresas estão apostando neste novo nicho de mercado para fabricarem seus próprios deck’s de e-book’s, os leitores digitais, uma grande conhecida no meio é a amazon.com, que lidera o ranking de vendas de e-books nos EUA.
No Brasil o mercado é bastante promissor, visto que até mesmo já tem iniciativas (piloto) do próprio governo de digitalizar os livros (os mesmo que são doados às escolas públicas) para torná-los acessíveis também em modo digital.
Inclusive meu primeiro e-book foi escrito baseado neste novo mercado, e não pretendo imprimi-lo, a comercialização ocorrerá somente através de um site que posteriormente poderei informar a você e seus leitores, além de ser ecologicamente correto; (risos).

Mkt Digital e Novas Mídias : Como os profissionais interessados no E-book “Redes Sociais - Segmentando o nicho das empresas” poderão adquirir o exemplar? Qualquer pessoa poderá adquiri o E-book ou a linguagem é mais segmentada?

WD: O grande “Q” da questão na hora em que resolvi escrever e-book’s, se resumiu ao fato, de como os leitores poderiam adquiri-lo a um valor acessível e em que formato tipográfico melhor seria o aproveitamento por parte do leitor. Após muitas pesquisas, cheguei a uma conclusão bastante simples: o texto deveria ser bem conciso, com uma linguagem simples e com uma boa respiração visual, isso inclui também links para artigos relacionados ao conteúdo, significados de termos que inevitavelmente devem ser mencionados, no modo geral, os pré-requisitos mínimos que são necessários, costumo até brincar com isso, é ter interesse em aprender sempre algo mais sobre o que já se sabe.
Com relação a comercialização, a priori, estarei disponibilizando cópias únicas, que serão enviadas por e-mail, para seus respectivos interessados, basta entrar em contato comigo por e-mail, enquanto o hotsite dos e-book’s fica pronto.

Mkt Digital e Novas Mídias : Poderemos esperar outros E-books? Será que poderia adiantar para o Blog: Tendências de Marketing Digital e Novas mídias na Web 2.0, qual será o próximo tema ou título?

WD: Opa! Obvio que sim, estou terminando um outro e-book que se chama “SEO – Análise da concorrência – Código fonte” e outros ótimos títulos virão ainda este ano de 2010; e em primeira mão vou adiantar para você e seus leitores, que já estou em negociação com uma grande editora brasileira de livros, e após isso, todos poderão contar com os mais variados temas abordados.

Mkt Digital e Novas Mídias : William, você é um profissional multifacetário e que consegue caminhar por diversas áreas e com muita desenvoltura. Quais são os seus planos profissionais para o ano de 2010?

WD:Obrigado pelas palavras, o ano de 2010 para mim, começou com o pé direito literalmente, posso dizer assim, fiz meus ajustes e feedback do ano que se passou e já tracei meus novos objetivos, que dentre eles, está um grande sonho, um projeto novo no ramo da comunicação, que será também uma das minhas ferramentas utilizadas em projetos dos meus clientes de SEO e SEM.
Paralelo a isso, estou cursando uma nova graduação, Sistemas para Internet, afim de abrir ainda mais o leque de oportunidades e conhecimentos.
Também pretendo me especializar em uma nova linguagem de programação e fechar umas novas parcerias de sucesso, além de algumas palestras e consultorias pelo Brasil, para empresas que pretendem ingressar na web 2.0 e ter uma presença relevante e segura.

Mkt Digital e Novas Mídias : O Blog Tendências de Marketing Digital e Novas Mídias na Web 2.0 disponibiliza esse espaço para que você exponha algo há mais que achar importante e que não foi desenvolvido nessa entrevista.

WD: Para mim, foi uma ótima experiência poder estar compartilhando um pouco sobre minhas habilidades e pensamentos sobre o meio web 2.0.
Só quero completar, para fechar, um pequeno recado aos leitores, o seguinte: - muito tem se ouvido falar sobre SEO e SEM nos últimos meses, passamos por diversas mudanças diariamente no meio virtual que são até difíceis de relatar pois o prazo de validade de certas informações, se expira muito rápido; enfim, se de algum modo você pensa em contribuir, participar ou mesmo extrair conteúdo, na internet, você deve ser relevante, ofereça algo que interessa realmente as pessoas, não tente copiar o conteúdo do portal X e simplesmente colar em seu site e/ou blog, para tentar conseguir umas poucas visitas, consiga relevância para um pequeno grupo de pessoas, torne-os seus fãs, após isso, ofereça-lhes mais recursos, mais e mais, até que seus fãs sejam capazes de propagar sua informação naturalmente, dando a você a credibilidade que merece.


Para entrar em contato com o William Douglas – Analista SEO e SEM e saber mais a respeito da área de otimização de sites e marketing digital para empresas, palestras e consultoria, segue abaixo os contatos desse profissional:

E-mail: williamweb2.0@gmail.com
Twitter: @williampub



Priscylla Duarte | Jornalista

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