scrolling='no' Análise do desenvolvimento da INTERNET e de plataformas digitais de comunicação – Redes Sociais/ Novas Mídias. | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Análise do desenvolvimento da INTERNET e de plataformas digitais de comunicação – Redes Sociais/ Novas Mídias.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Internet desde o seu surgimento até os dias atuais passou e vem passando por mudanças que refletem em nosso dia a dia. Em minha opinião essas mudanças não aconteceram diretamente na Internet enquanto ferramenta, mas sim na sociedade que passou a interagir e contribuir mais com o este meio. Através dessa mudança de comportamento social foi que também passou a fazer parte de nossas rotinas uma nova forma de comunicação; muito mais rápida, colaborativa e democrática. Preparei alguns tópicos, que acho importante serem expostos, sobre essas mudanças. Abaixo segue alguns resultados de pesquisas que venho desenvolvendo a fim de analisar, aprimorar e contribuir com o público que tem interesse pela área de comunicação online. Essa pesquisa é mais uma forma didática de exemplificação e resumo de alguns artigos postados no blog marketingdigitalenovasmidias no último mês.

Fluxograma das novas mídias:

1. Marketing Digital:

· Ações de comunicação através de recursos digitais

· Utilizado na maioria dos casos na INTERNET

· Possibilidade de lidar diretamente com o cliente

2. A Web pelo mundo:

Surgimento:

· WEB- 1989/1995

· Lançamento do WWW.

· Uso: Chat, notícias, páginas pessoais e buscas

Desenvolvimento:

· WEB 1.0

· 1995/2000

· Uso:Chat, notícias, compras, pesquisa de impostos, E-learning, online baking e pesquisas de preços.

O Presente:

· WEB 2.0

· 2000/ 2010

· Conceito criado no ano de 2004

· Conteúdo colaborativo e interativo

· Uso de aplicativos para sites e portais e surgimento das primeiras redes sociais - Orkut e Facebook.

· Uso: Blogs, sites de redes sociais, compartilhamento de imagens e vídeos, mundo virtual interligado com o mundo real, podcasting e videocasting.

3. Surgimento de cada plataforma de comunicação:

Blogosfera:


*BLOG'S/ Criado em 1997 com o objetivo de ser uma espécie de diário online. Atualmente é usado para entretenimento, pessoal, empresarial e jornalístico.

Ø Como é feita a comunicação?

Ø Bilateral e informal. Aproximação com o público e interação. Pode utilizar também distribuição de áudio e vídeo.

Mundo Virtual:




*SECOND LIFE -/ Simulador do mundo real no mundo virtual.

Ø Case: A incorporadora Tecnisa através de seu perfil no Second Life vendeu um de seus imóveis, devido à simulação feita na plataforma.

Interação do Mundo on line com o Off Line:


*REDES SOCIAIS/ Interação de indivíduos que desfrutam dos mesmos interessem em comum. As redes sociais permitem estabelecer laços afetivos, refazer laços de amizades perdidos com o passar dos tempos e também contribui com o surgimento de novos amigos e troca de conteúdo.

Agregadores:

*RSS> DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO.

Ø Muito utilizado em Blog’s e sites.

Ø Funciona como agregador de conteúdo online.

Disseminadores:

*PODCASTING/ Mídia digital utilizada para ouvir conteúdos.

*LINK PATROCINADO/ Programa de publicidade do Google onde o comprador é quem decidi quanto quer investir.


Comente. Sua opinião é muito importante.



Priscylla Duarte | Jornalista

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget