A Internet desde o seu surgimento até os dias atuais passou e vem passando por mudanças que refletem em nosso dia a dia. Em minha opinião essas mudanças não aconteceram diretamente na Internet enquanto ferramenta, mas sim na sociedade que passou a interagir e contribuir mais com o este meio. Através dessa mudança de comportamento social foi que também passou a fazer parte de nossas rotinas uma nova forma de comunicação; muito mais rápida, colaborativa e democrática. Preparei alguns tópicos, que acho importante serem expostos, sobre essas mudanças. Abaixo segue alguns resultados de pesquisas que venho desenvolvendo a fim de analisar, aprimorar e contribuir com o público que tem interesse pela área de comunicação online. Essa pesquisa é mais uma forma didática de exemplificação e resumo de alguns artigos postados no blog marketingdigitalenovasmidias no último mês.
Fluxograma das novas mídias:
· Ações de comunicação através de recursos digitais
· Utilizado na maioria dos casos na INTERNET
· Possibilidade de lidar diretamente com o cliente
2. A Web pelo mundo:
Surgimento:
· WEB- 1989/1995
· Lançamento do WWW.
· Uso: Chat, notícias, páginas pessoais e buscas
Desenvolvimento:
· WEB 1.0
· 1995/2000
· Uso:Chat, notícias, compras, pesquisa de impostos, E-learning, online baking e pesquisas de preços.
O Presente:
· WEB 2.0
· 2000/ 2010
· Conceito criado no ano de 2004
· Conteúdo colaborativo e interativo
· Uso de aplicativos para sites e portais e surgimento das primeiras redes sociais - Orkut e Facebook.
· Uso: Blogs, sites de redes sociais, compartilhamento de imagens e vídeos, mundo virtual interligado com o mundo real, podcasting e videocasting.
3. Surgimento de cada plataforma de comunicação:
Blogosfera:
*BLOG'S/ Criado em 1997 com o objetivo de ser uma espécie de diário online. Atualmente é usado para entretenimento, pessoal, empresarial e jornalístico.
Ø Como é feita a comunicação?
Ø Bilateral e informal. Aproximação com o público e interação. Pode utilizar também distribuição de áudio e vídeo.
Mundo Virtual:
*SECOND LIFE -/ Simulador do mundo real no mundo virtual.
Ø Case: A incorporadora Tecnisa através de seu perfil no Second Life vendeu um de seus imóveis, devido à simulação feita na plataforma.
Interação do Mundo on line com o Off Line:
*REDES SOCIAIS/ Interação de indivíduos que desfrutam dos mesmos interessem em comum. As redes sociais permitem estabelecer laços afetivos, refazer laços de amizades perdidos com o passar dos tempos e também contribui com o surgimento de novos amigos e troca de conteúdo.
Agregadores:
*RSS> DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO.
Ø Muito utilizado em Blog’s e sites.
Ø Funciona como agregador de conteúdo online.
Disseminadores:
*PODCASTING/ Mídia digital utilizada para ouvir conteúdos.
*LINK PATROCINADO/ Programa de publicidade do Google onde o comprador é quem decidi quanto quer investir.
Comente. Sua opinião é muito importante.
Priscylla Duarte | Jornalista
0 comentários:
Postar um comentário