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Como usar o Twitter no jornalismo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


O Twitter para jornalistas


Como percebemos o Twitter possui uma característica básica e fundamental – O espaço para divulgação em tempo real de um fato ou noticia e permite aos meios jornalísticos uma forma a mais de divulgação de matéria, furos jornalísticos ou utilidade pública.

 E essa é uma forma bastante inteligente de usar esse meio. Em 2009, com a morte do astro Pop Michael Jackson, o Twitter se monstrou uma ótima ferramenta de comunicação e veiculação de fatos daquele acontecimento. Foi a partir dessas mensagens instantâneas que se abriu precedente para um novo veiculo de comunicação – Rápido, que atingia uma grande massa e principalmente obtinha a credibilidade do público.

O cantor Michael Jackson como sempre fazendo moda e abrindo referência, foi a partir de sua morte que grandes veículos de comunicação abriram os olhos para o poder de disseminação viral do Twitter, a partir de então, diversos perfis que ainda não faziam parte da rede de microblogs passaram a fazer, e com isso abriram-se leques de oportunidades para a comunicação social. Além dessa característica forte que o Twitter tem para o lado jornalístico, ele também tem para o lado publicitário, porém de uma forma mais voltada para campanhas. Isso iremos abordar em outro momento.



Dicas de como usar o Twitter:

Abaixo segue 20 dicas elencadas pela IAB-UK para usar o Twitter como forma de agregador de conteúdo jornalístico ou empresarial:


1. Por quê usar? Por que todo mundo está usando ou por que vai ser acrescentado ao seu mix de comunicação?

2. Quais seus objetivos? Seja claro em todos os passos de sua estratégia.

3. Reclame seu espaço o quanto antes. Um consumidor despreocupado pode estar falando em seu nome, sem que você tenha qualquer controle.

4. Certifique-se de que sua comunicação é decente, legal, honesta e confiável. Transparência, acima de tudo.

5. Não encha sua audiência com atualizações constantes. Terá alguém insatisfeito, em vez de engajado, do outro lado do micro.

6. Aloque os recursos necessários. Manter um Twitter não é tarefa de 5 minutos.

7. Estabeleça um tom de voz (linguagem) apropriado ao seu produto e público. Não se esqueça que é a SUA marca falando para pessoas de verdade.

8. Como medir o sucesso? Pense sobre suas métricas. É suficiente um bom número de seguidores se eles não são engajados?

9. Twitter é imediato. Então, faça com que suas atualizações sejam relevantes, tópicas e inspiradas para seu público.

10. Não direcione seu vagão nos Trending Topics. Aprenda as lições do seu ambiente.

11. Se foca em acréscimo de vendas, torne fácil o processo. Dê vales ou códigos de desconto aos seguidores.

12. Configure um feed dedicado para as atualizações sobre seus produtos específicos, serviços e incentivos.

13. Responda suas mensagens diretas. Especialmente daqueles interessados em saber mais sobre você.

14. Twitter não é um canal de transmissão, apenas. Encoraje a interação. Faça perguntas aos seus seguidores.

15. Abrace a retuitada. Se vê um post que pode interessar a sua audiência, não tenha medo de passar adiante.

16. Não se intimide com as críticas. Por que não contatar usuários descontentes diretamente para resolver estas questões?

17. Monitore o que dizem ao seu respeito. Verifique regularmente ferramentas como o Tweetdeck, que permite acompanhar palavras específicas ditas no Twitter.

18. Encoraja a interação offline. Eventos no mundo real para conhecer seus seguidores é uma boa alternativa.

19. Promova seu Twitter. Não espere que achem sua marca. Divulgue o fato de que sua marca usa a ferramenta.

20. Inovar sempre. Quem quer que você seja 100 seguidores não é o suficiente. Use sua imaginação para atrair sempre mais.

E você, que outras dicas podem dar sobre o Twitter, numa estratégia bem sucedida?



Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

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