scrolling='no' As Redes Sociais como meio de jornalismo | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

As Redes Sociais como meio de jornalismo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011



É Fato que a Internet vem se destacando e muito quando pensamos em meio divulgador e de fonte para os profissionais da área de comunicação. Por ser um meio onde as noticias são divulgadas em tempo real, a rede se tornou essencial como forma de disseminação e divulgação de fatos ou mesmo noticias do mundo das celebridades.


Com isso usar o meio Internet como fonte de pesquisa para grandes jornais televisivos ou mesmo revistas é importante a fim de apurar os fatos. 78% da população entrevistada pelo censo do IBGE de 2007 responderam usar a rede como forma de pesquisas escolares, noticiários de celebridades e news sobre o mundo. É relevante mencionar que 90% desses entrevistados disseram pesquisar em buscadores como Google e Yahoo! as noticias e só depois comparar com os noticiários de TV como, por exemplo, o Jornal Nacional.



Em minhas pesquisas sobre a importância da INTERNET para o jornalismo contemporâneo constatei que os noticiários de TV que são importantes para a sociedade e que detém maior credibilidade, também pesquisam o que é notícia no mundo, e o que os internautas estão procurando saber nos sites de buscas.


Essas notícias mais clicadas serão pauta para uma reportagem mais elaborada no noticiário das 20 horas. Essa interação entre mídia convencional e nova mídia está muito nítida nessa primeira década do século XXI, principalmente com o advento de sites sociais, como o Twitter e o You Tube.



Esses dois importantes divulgadores e fonte de pesquisas em especial o Twitter será nosso objeto de estudo sobre a importância das redes sociais para a nova forma de fazer e compreender o jornalismo no século XXI.


O Papel desses sites de relacionamento para a comunicação contemporânea e a divulgação dessa nova forma de comunicação na rede é o que modifica e gera as novas maneiras de pesquisas, pauta, editoração, e por que não credibilidade da noticia. Ora, falamos de assuntos que sejam relevantes para nossa vida, por tanto damos credibilidade a ele.


Se os grandes noticiários de grandes redes televisivas dão essa devida credibilidade a esses ”assuntos” devemos também observar por que falamos e damos maior importância a um determinado fato e deixamos de lado outro fato... É uma forma natural de selecionarmos o que será notícia e o que é relevante ser passado a diante, em termos mais atuais retuitados aos nossos seguidores ou rede de amigos.



Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget