scrolling='no' Empresários Analistas de Mídias e Redes Sociais: | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Empresários Analistas de Mídias e Redes Sociais:

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Resolvi abrir esse Post especial, devido a falta de respeito que venho observando ao longo de 1 ano de trabalho aqui em Natal, em relação ao menosprezo de alguns empresários daqui da capital do Rio Grande do Norte com relação ao poder da Internet e de todas as mídias sociais. Infelizmente por ser uma cidade que ainda está se tornando digamos: Grande, ainda impera a indicação, o coleguismo e a falta de visão de algumas pessoas com relação ao poder que a publicidade online traz para alavancar os negócios independentemente de qual área sejam.

 
Conseguir transpor barreiras, nunca foi tarefa fácil e torna-se bem mais difícil quando quem deveria ser beneficiado não enxerga que está marcando passo: contratando empresas mal-intencionadas para administrar online algo tão importante como deveria ser: A própria marca desses empresários. Ou pior: eles mesmos tentando fazer a presença online, por simples birra, arrogância ou falta de dinheiro mesmo e os três juntos.

Não cito nomes, é claro, para não ser antiética, mas a vontade de escrever aqui um monte de @ de pessoas amadoras que tentam empresariar algo sem ter noção nenhuma de administração de negócios e muito menos de publicidade, isso eu tenho vontade sim e estou realmente com os dedinhos afiados para falar, porém prefiro deixá-los apenas com esse artigo que fiz para contar um pouco de como o mercado de marketing digital daqui de Natal está, seja a nível acadêmico ou profissional - tá tudo de cabeça para baixo. Todo mundo tentando fazer algo e errando tudo – incrível! Não sei se em outras capitais nordestinas está acontecendo o mesmo, mas aqui em Natal parece que parou na idade média, quando os trovadores anunciavam algo através de seus trombones, daí resolvi usar o meu trombone atual = blog e falar o que está acontecendo aqui na esquina do continente - e ponha esquina nisso...

E eis que surge o empresário – analista, que analisa tudo sem saber de nada:

Como se não bastasse a luta travada entre os primos, amigos e sobrinhos que mexem com informática e sabem fazer sites e programar muito bem (como assim?) além de mexer no Orkut, agora és que surge uma nova profissão para travar luta com os analistas em mídias sociais e redes sociais, bem como os desenvolvedores de sites profissionais, são os empresários! Vocês acreditam que eles agora também são analistas de redes sociais e sabem, melhor do que ninguém administrar campanhas e ações realizadas nesses meios? Pois é! Seria a seleção natural da espécie? Darwin por favor me explique.

Principalmente empresários jovens que tem seu Twitterzinho e acha que ações em redes sociais é Tuitar feito cego em tiroteio, entupindo incessantemente a Time Line do pobre do seguidor deles – será que eles sabem o que é Time Line? whatever eu sei que vocês sabem!

Eu escuto cada uma dessas criaturas - que só Jesus prá me guiar. Coisas do tipo: Eu já faço marketing digital nas redes sociais – Tenho Twitter! Legal: meu filho que ainda nem nasceu também já tem, pois tenho que guardar o @ dele. Ou então: Há isso é besteira, eu às vezes ( lê-se: uma vez a cada três meses) entro no Twitter através do meu iPhone e fico lá tuitando para chamar atenção do povo – Que isso cara? Não seria melhor colocar uma melancia na cabeça e dançar a dança do macaco – do PATATI PATATÁ? Chamaria mais atenção e poderia ser tornar uma ação cross media! Op’s, eles não sabem o que é ação cross media Priscylla, eles podem pensar que é algum aplicativo do Twitter - Pois é!

Principalmente se for empresários do ramo de entretenimento, ai sim o bicho pega! Eles acham que 1.000 pessoas no Twitter é muito e isso é fazer campanha online, podem acreditar, número é campanha online - Santa ingenuidade! Espero que o santo protetor dos usuários do Twitter tenha compaixão dessa alma – Já inventaram o santo protetor dos usuários do Twitter? Por que o santo protetor dos analistas de redes sociais já apareceu, é o Saint Cloud – e ele ajuda aos analistas de redes sociais a não enlouquecer diante da falta de claridade mental de alguns empresários terrestres.

O empresário do ramo de diversão mais sensato que já vi falar a respeito do marketing digital foi o presidente da Destaque Promoções - o Roberto Bezerra, esse sim é um cara de visão, de tanta visão que administra há 20 anos o maior carnaval fora de época do Brasil, o @carnatal e ele uma vez disse, no Twitter encontro daqui de Natal, organizado pela Thalita Moema, que fazer marketing pelas redes sociais não é tarefa fácil e nem muito menos barato! Ele investe pesado nesse tipo de publicidade por que ele sabe que os "clientes" dele estão nessa onda e como toda pessoa visionária e ele é não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? - virei fã dele, pela sensatez e profissionalismo de só quem tem a veia empresarial forte no corpo pode falar.

Agora vejam bem: Aqui em Natal todos os dias nascem bares - de todos os estilos, porém é claro seletivos - quem os freqüentam são a elite da capital, na mesma proporção que nasce bar, também morre bar - incrível como as pessoas daqui da minha adorável cidade são propensas a desgostar de algo - assim num piscar dos olhos, com exceção do carnatal que reina absoluto - deixando claro: Esse artigo não foi patrocinado pelo Carnatal, não viu? É publicidade espontânea pura e simples.

Pois bem, todos nós sabemos que a maioria dos freqüentadores de bares noturnos são jovens, e o melhor: da classe alta, aí onde essa galera esperta está? Nas redes sociais - vocês acreditam que empresários de bares daqui de Natal cidade turística e tudo mais, não utilizam de forma correta a internet em pro de ganhar mais dinheiro? É! Com pena de investir na publicidade correta (falta de verba ou de visão mesmo, ou então as duas coisas juntas) preferem se queimar ao contratar profissionais especializados para alavancá-los.
Porém, como eu mencionei os bares em Natal vivem pouquinho, pouquinho, não importa se é bom ou ruim, eles vivem pouco, por que os natalenses gostam de modinhas e vão para onde a maioria está indo - e infelizmente se o dono do bar não for esperto, dança bonitinho, sabe como é: Concorrência acirrada e publicidade extremamente mal-feita, aliada a falta de visão do dono do negócio e o mais do mesmo = a falência, seja de um bar ou de um shopping.

Sabe o que vai acontecer daqui a poucos anos? Os papéis irão se inverter - os milhares de reais que são investidos em propagandas e outdoors irão ser revertidos para campanhas na Internet, ou seja, se hoje campanhas na internet é relativamente barato, daqui uns anos não mais será e aí eu quero ver os empresários correndo atrás do prejuízo, ah eu quero, ou será que o iPhone deles vão dá jeito nisso? Sei não viu? Acho melhor ao menos usar o iPad é mais tecnológico e chama bem mais atenção.


Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget