scrolling='no' Como elaborar campanhas para mídias sociais? | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Como elaborar campanhas para mídias sociais?

domingo, 6 de março de 2011




De fato as redes sociais tem se mostrado ótimas ferramentas para uso em campanhas de divulgação de marcas ou até mesmo publicitárias. A verdade é que a pesar de termos um leque de opções a nosso favor, muitas campanhas não tem a consistência necessária para realmente atingir um bom número de participantes. Por isso, resolvi fazer este post, com 10 dicas valiosas para desenvolver campanhas online, que além de ter uma boa participação do público, traga de fato lucro para o cliente.

10 Dicas para elaborar uma boa campanha em mídias sociais:

Esqueça a forma antiga de solicitar seguidores. De nada adianta ter 1 mil seguidores se eles não interagem com seu cliente.

Não faça sorteios. Tente distribuir os brindes de outra forma – Sugestão: faça um quiz de perguntas sobre a marca e dê o brinde para quem vencer. É muito mais interativo, e quem realmente irá ganhar é quem admira a marca e não quem teve pura sorte.

Estude o seu cliente. Não é por que uma campanha deu certo para um, que necessariamente vai dá certo para outro. 

Promova ações que forcem os participantes a buscar mais informações. Assim, gera uma espécie de disputa entre eles e com isso o boom gerado em torno da ação será bem maior.

Use outros meios para divulgar a ação. A Internet é ótima, mas só a internet não ajuda. Use a publicidade tradicional para divulgar também a publicidade digital e vice-versa. As duas devem andar sempre de mãos dadas e não se degladiado como estamos vendo por aí ( convergência de mídias).

Embora a sua ação esteja se passando no Twitter, não abra mão de torná-la um viral. Promova um vídeo e disponibilize-o via Vimeo ou You Tube e até mesmo através de E - Marketing.

Aceite sugestões dos participantes. Embora você tenha pensando em uma ação de um jeito, nada impede que no decorrer de sua trajetória mude também o objetivo da mesma – Lembre-se que na Internet o fator evolução conta e muito.

Nunca ofereça como prêmio coisas simples.
 
Não obrigue o participante a Seguir ou Retuitar algo para participar. Ninguém é bobo e ele pode seguir o perfil apenas para participar da ação, depois de finalizada, com certeza você perderá seguidores.

10º Lembre-se: A Internet pede interatividade e criatividade. Não use a fórmula da publicidade de TV, rádio ou jornal na Internet, pois não vai funcionar – funciona muito bem para esses veículos, porém na Internet o fato inovação é o primordial.



Priscylla Duarte | Jornalista

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget