scrolling='no' Como conseguir a atenção do seu seguidor | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Como conseguir a atenção do seu seguidor

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Nesses últimos dias venho observando a interação entre os Followers e Following do Twitter e desses dias para cá venho concluindo que a comunicação entre eles não é necessariamente uma troca de conhecimentos, como pensávamos ser. Sabe quando você está em um lugar muito cheio e todos estão falando ao mesmo tempo? Isso é o Twitter. Na verdade estamos em uma torre de babel, e decidir o que é ou não relevante passar a diante é uma tarefa bastante difícil.
Prestar atenção em centenas de pessoas falando ao mesmo, com necessidades básicas e únicas e ainda enviar a minha informação se tornou um trabalho bastante árduo para pessoas e empresas que usam a ferramenta. Como me tornar visível em um ambiente cheio de pessoas? Assim são as redes sociais tanto no mundo off line quanto no mundo on line. Receber a atenção de um determinado grupo, se fazer ser ouvido e respeitado, tornando-se alguém relevante no meio ao qual desejamos nos inserir, sempre foi e sempre será o objetivo de todos que habitam a terra, e está sendo muito mais evidente agora com esse jogo de presença digital que passamos a conhecer.
O Simples fato de está presente com uma conta ativa na rede seja Orkut, Facebook e Twitter não quer dizer absolutamente nada se eu não tiver o senso crítico e conhecimento naquilo que eu estou me propondo a discutir/falar/mostrar. Isso ficou bastante evidente agora, que os políticos decidiram fazer do Twitter seus palanques digitais, e os seus simpatizantes expressando suas admirações por determinado político.  Acho interessante a forma que determinadas pessoas abraçam as causas partidárias ou pessoais de outras pessoas e as tomam como delas, sem ninguém pedir que retuite a mensagem, por exemplo. Na verdade interação é exatamente isso, eu repasso algo sem que ninguém me peça que isso seja feito. Sou contra essas campanhas de RT mensagens, na minha concepção o seu seguidor é quem decidi se quer ou não RT a mensagem, sem precisar que eu peça esse favor a ele. Assim estaremos o induzindo e tenho que deixar claro, os seus seguidores são bem espertos e tentar induzi-los há algo não é a ideia mais sensata a fazer.
Devemos deixá-los livres para que sozinhos decidam se querem ou não passar aquela informação adiante, se o conteúdo for realmente criativo, informativo e conclusivo, não precisa pedir, ele será retuitado. Agora, se for propaganda, promoções ou informações desnecessárias nem adianta que esse Twitter apenas será escutado, e não ouvido como pretendíamos. É igual ao que acontece no mundo off line quando saímos falando por ai sem a atenção de ninguém. É chato não é mesmo, quando falamos com alguém e percebemos que ela está no mundo da lua e nem se quer ouviu o que estávamos falando? Pois é exatamente isso o que acontece no Twitter, a exceção é que não estamos vendo a pessoa, temos a ilusão que aquelas centenas de pessoas ouviram o que eu falei, porém nem 1% interagiu com essa informação, perceberam como é muito mais complicado conseguir a atenção do Internauta? De nada adianta ter uma conta se não há interação. O único modo de mudar essa situação é: sendo participativo, oferecendo informações coesas e trocando conteúdo sem precisar pedir para que seja feito.

 Imagem da Internet

Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget