scrolling='no' Análise sobre o movimento "Um dia sem Globo" #UmDiaSemGlobo | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Análise sobre o movimento "Um dia sem Globo" #UmDiaSemGlobo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Há duas semanas atrás observamos no Twitter um movimento organizado por alguns twitteiros no qual a hash tag oficial foi #umdiasemglobo. Esse movimento originou-se depois da cobertura que a emissora carioca fez nos jogos da copa, no qual alguns telespectadores se sentiram manipulados com relação aos comentários do Tadeu Schimmidt sobre o técnico Dunga e uma espécie de boicote as transmissões dos jogos no dia 25/06 na emissora. Nesse dia o Brasil enfrentou a seleção de Portugal e provavelmente milhares de brasileiros assistiriam ao jogo; ótimo dia para por em prática o movimento. Durante uma semana milhares de RT ao boicote foram disparados, ao mesmo tempo em que a #umdiasemglobo ficaria no top dos Trends do Twitter. Mas, a pergunta que se faz é: Funcional?


Se olharmos pelo ponto do Ibope a Globo neste dia e horário do jogo permaneceu com a mesma audiência dos jogos anteriores, portanto, não houve nenhuma mudança nos índices de comportamento dos telespectadores para essa emissora. Mas, na BAND canal que também exibiu os jogos da Copa houve um aumento de 20% com relação ao jogo anterior Brasil X Costa do Marfim, o que poderemos constatar que o movimento originado no Twitter, teve sim efeito.

As redes sociais, e em especial o Twitter, possui papel importante na vida dos usuários. Não existe mais comunicação sem a presença de pelo menos uma rede social. O movimento Um dia sem Globo é um grande exemplo de como os telespectadores vêem os meios de comunicação tradicional e como o papel desses novos veículos de comunicação estão sendo cada dia mais efetivos no papel de escolhas, formação de opiniões e até mesmo de compras. Os assuntos do dia a dia estão cada vez mais presentes nas redes sociais e é de total importância que os grandes veículos de comunicações participem efetivamente das redes e escutem os usuários, pois esses mesmos usuários ainda estão interessados nos grandes veículos tradicionais, porém há de se abrir uma exceção para como se abordar algo nesses veículos com o surgimento dessa nova comunicação, do contrário quando houver outro movimento dessa magnitude o alcance será muito maior e com conseqüências muito mais notórias, e fica a dica: Não demorará muito para outro movimento acontecer, as eleições 2010 está cada dia mais perto.


Imagens da Internet


Priscylla Duarte | Jornalista

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget