scrolling='no' Quem fez 5 anos? Eu sei: O Twitter! | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Quem fez 5 anos? Eu sei: O Twitter!

quarta-feira, 16 de março de 2011


Em Março de 2006 nascia o Twitter, rede de microblog que obriga ao usuário a escrever em 140 caracteres coisas referentes a ela própria, uma espécie de diário eletrônico. A princípio a ideia não agradou muito, já que ficar lendo coisas do tipo: Fui ali e já volto, acabei de chegar, minha mãe é chata, vou ao shopping entre outras, não era digamos: interessante para a maioria do público.


Conheci o Twitter em 2009 - um pouco tarde, eu sei! - e o utilizei para postar os bastidores de um programa de televisão, no qual era diretora da Rede de comunicação digital. Gostei de cara. Achei uma excelente ferramenta de informação, tanto que todos os outros programas e inclusive a Emissora também tiveram o seu próprio Twitter, menos eu que só fui fazer realmente a minha conta em Abril de 2010, com o objetivo de postar os links dos meus artigos e assuntos relacionados a comunicação digital.

A partir de 2008, segundos pesquisas realizadas na época, o Twitter passou a ser realmente um veículo informacional, onde os canais de comunicação interessados em uma comunicação mais rápida, one by one e participativa passaram a utilizá-lo, popularizando-o.

Porém, foi com a morte do astro Michael Jackson que o Twitter emergiu como um veículo voltado realmente para a informação noticiosa e excelente meio para divulgar manchetes. Podemos então traçar uma linha do tempo muito importante a partir desses dados: o surgimento dos perfils Pessoais e Empresariais, devido o estopim dos Twitters comunicacionais.

Desde a sua criação em 2006 até hoje, houve muitas mudanças com relação a layout e estratégias de marketing que fizeram do Twitter uma das principais redes sociais do Mundo atualmente.

Com mais de 500 mil habitantes, a cidade Twitter utiliza-se de um meio totalmente social, onde quem reina absoluto são as pessoas e somente elas tem o poder de decisão. Diante de um mundo regido por corporações, sobreviver em um ambiente onde quem dita às regras dos jogos não são os governantes e nem muito menos as grandes corporações, mas sim pessoas comuns, tornou-se quase uma obrigação dessas grandes corporações a "dançar a dança do ser - humano" e participar de forma proativa dessa nova sociedade – A Sociedade Conectada.

Queira ou não queira, o Twitter dividiu a Era da informação - hoje, tratamos as pessoas ou marcas por @ e aprendemos a escrever de uma forma resumida, escolhendo bem as palavras para não perder o sentido da oração, nos interessamos a escrever melhor para não passar vergonha diante da Nossa platéia, sim temos platéia!

O Mundo mudou ou a sociedade mudou? quem deu o ponta pé inicial? Essas são as perguntas do século XXI. Na verdade, os dois mudaram.

O mundo diminui de distância por que as pessoas tornaram-se grandes e parte disso aconteceu devido à nova forma de utilização da web - Uma forma mais pessoal, muito diferente da que conhecíamos anteriormente, onde milhares de sites corporativos estavam jogados na rede; o processo se inverteu e ficou bem mais interessante quando o poder passou para as mãos do povo.

Ouso a dizer que a mudança na verdade partiu das pessoas, que acordaram para o seu poder de decisão, de escolha e de sociedade pura e simples. Se impôs diante de um mundo capitalista, regido por magnatas e políticos (que há 30 anos atrás dominavam a população com suas publicidades e promessas políticas ultrapassadas), e ainda contavam com o apoio DISSIMULADO dos meios de comunicação tradicional.

Com o Twitter esse poder cai por terra e a população finalmente tem um canal de comunicação que é só dela, feito para ela e que será dela por muitos e muitos anos.

Parabéns Twitter, que venha mais 5 anos!


Priscylla Duarte | Jornalista

0 comentários: