scrolling='no' A proibição da Globo sobre a veiculação de perfis em Redes Sociais nos comerciais de seus anunciantes | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

A proibição da Globo sobre a veiculação de perfis em Redes Sociais nos comerciais de seus anunciantes

sexta-feira, 25 de março de 2011



A TVe a Internet em um futuro próximo caminharão juntas

Semana passada fomos pegos de surpresa com a notícia que a TV Globo iria cobrar duplicidade para todos os anunciantes da rede que colocassem em suas propagandas os perfis nas redes sociais sob pena de dobrar o valor da publicidade, ou seja, seria duas propagandas em uma.

 Não entendi muito bem o porquê dessa decisão, mas sei que marca um retrocesso para a comunicação. A Rede Globo, uma emissora presa no passado, pensa que proibindo algo, irá evitar o inevitável. Fiquei me perguntando desde o dia que soube dessa novidade até hoje quando decidi escrever o post, que se as redes sociais, na visão da TV Globo, são pouco interessantes e pouco interferem no dia a dia da emissora, ao ponto dos assuntos abordados nessas redes sociais serem originados a princípio da própria emissora, qual o problema em veicular os perfis no comercial da marca que comprou o espaço da Globo?

Entendi como um caso fatídico de medo do que está por vir e na dúvida é melhor se precaver.

Se realmente as redes sociais não impõem nenhum tipo de medo na comunicação tradicional e se elas não são fontes seguras de notícias ou fatos, então para que impedir de alguma marca divulgar seus canais na web como forma de aproximar-se ainda mais do seu público-alvo? Para que cobrar por isso? Uma maneira ingênua de lucrar com o crescimento vertiginoso das redes sociais.

O que então de fato está causando medo na Globo? Ninguém sabe, ninguém viu. O fato é que a Emissora como não pode parar o crescimento estrondoso da Web, decide então ditar a própria regra, obrigando as marcas a pagarem mais para colocarem um simples perfil em seus VT's.

Sinceramente? Não sei ainda por que fazer propagandas de televisão, elas não atingem ninguém há tempos, seria muito mais vantajoso investir a dinheirama toda que a Globo pede para veicular os comerciais em sua grade de programas a tempo ultrapassada, em algo mais eficaz - onde se consegue realmente mensurar.

 Agora vai dizer isso para um empresário tradicional, que sempre quer ser o dono da situação e da verdade; vai dizer a ele que o dinheiro foi literalmente jogado fora com esse comercial de 30 segundos. Melhor,  fala para o publicitário que lucra com 20% desses comerciais e que não curti a web por que ainda não conseguiu impor as porcetangens dele.

Capaz de você ser chamado de doido, de futurista ou algo do tipo, por que você em meio a 90% da população, é um dos únicos que sabem que comerciais de TV são ultrapassados demais e que sim, as redes sociais trariam muito mais retorno para eles, a prova é tanta que a próprias Rede Globo já quer tirar proveito antes que ela quebre de vez...

A dica é: Globo, procure melhorar a sua grade de programação que vai de mal a pior, todos os programas sem exceção do Mais Você ao Programa do Jô ,que há muito tempo deixou de ser um talk show interessante. Procure melhor o padrão de qualidade Globo ao invés de tentar impedir o óbvio: As Redes Sociais estão aí e felizmente nelas o seu monopólio não chega.



Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte



0 comentários: