scrolling='no' NERD: A nova mania do século XXI | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

NERD: A nova mania do século XXI

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Antigamente quando alguém era chamado de NERD, se referia a uma pessoa anti-social e com o desenvolvimento meio lento. Ser NERD na década de 90, por exemplo: Não era uma coisa muito boa.

Este estereótipo desenvolvido pelos filmes americanos, de um rapaz sem amigos, solitário e voltado apenas para seus estudos científicos foi sendo reformulado e hoje em dia os NERDS tornaram-se uma espécie de Super-Heróis da cibercultura.

Mas o que é ser um Nerd? Algumas pessoas vão dizer que todo garoto que fica horas de frente para o computador, jogando ou navegando online, se esquecendo de comer e passear, é um NERD. Esse é o conceito de NERD da década de 80 e 90, que está enraizado na nossa cultura.

Porém, ser um NERD é ser uma pessoa extremamente sociável, que faz amigos com facilidade, que entende não só de computação e Internet, mas também de outros assuntos - e sim, eles entendem de tudo um pouco, pois eles se interessam por inúmeros assuntos diferentes. Gostam de passear, mas se for para escolher entre uma praia e desenvolver um programa em nuvens, ele vai escolher a segunda opção - Eu também acho bem mais interessante do que ir a praia, quem dirá um apaixonado por tecnologia.

Mas, se por a caso, ele escolher ir a praia, prepare-se para segurar o computador portátil no colo, pois ele vai dá um jeito de se conectar ao chegar no ensolarado destino.

Conheço alguns NERDS que nada lembram aquela caricatura de menino gordinho, de óculos, sentado de frente para um computador e com um pacote de salgadinhos e coca-cola. São homens que passam despercebidos na multidão, por ser tão parecidos com os demais, o que difere dos outros é a inteligência fora do comum desses indivíduos - Basta lembra-se do Marc Z - CEO do FACEBOOK - NERD, mas que comporta-se e veste-se de uma forma comum aos demais.

Conversar com os NERDS é está preparado para conversar de algoritmos e eleição para presidente sem perceber que esses assuntos não fazem parte do seu cotidiano, porém eles falam de uma forma tão envolvente e apaixonada pelo assunto que você passa a se interessar também. Foi assim comigo - Sim, eu tenho um NERD em casa, que passa horas e horas navegando pela Internet e ao invés do copo de coca-cola, ele fica com um copo de água, às vezes com uma xícara de café - E vou confessar: Eu adoro.

Curiosidade:

De onde vem o termo Nerd?

O Termo NERD vem da palavra em inglês DRUNK que escrito ao contrário fica "knurd" - pronucia-se NERD - lembre-se que o E tem som de U no Inglês. Sabemos que DRUNK é bêbado - ou seja a palavra KNURD é Bêbado ao contrário; fazendo uma analogia aos estudantes Americanos que não bebiam nas festas proporcionadas pelos grupos acadêmicos das faculdades amaricanas, na década de 50.


Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: