scrolling='no' 7 anos de Orkut! | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

7 anos de Orkut!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011



A estabilidade do Orkut diante das outras plataformas de redes sociais

As redes sociais, no Brasil especificamente, se tornaram um meio de comunicação e principalmente sociabilização muito importante nesse início de século. Praticamente toda a população que sabe "mexer" um pouco com computador, participa diariamente e ativamente de pelo menos 1 rede social.

O Orkut ainda é a principal rede social utilizada pela maioria dos brasileiros, mas vem perdendo gradativamente espaço para o Facebook - Que tem em sua essência a mesma característica do Orkut que é o de manter contato entre amigos, porém tem mais funcionalidades e aplicativos específicos do que o Orkut. E também o Twitter que na verdade não é uma rede social, mas sim um microblog agregador de notícias e novidades, o Twitter não surgiu como rede social, os participantes foram os que o fizeram uma rede social, tanto que no Twitter os usuários são chamados de seguidores e seguidos, por ser algo mais dinâmico, o mesmo vem sendo melhor utilizado como veículo de comunicação web 2.0 do que propriamente como ferramenta de socialização - como pede um site de rede social.

Voltando para o Orkut, de uns tempos para cá: especialistas, pesquisadores e usuários vêm observando o pouco crescimento da ferramenta pioneira das redes sociais.

É fato que quase nenhum investimento por parte da equipe do Orkut vem sendo feita para reverter este quadro. O que acontece é que rede social é algo bastante interativo e que como toda a Internet muda todo o dia, o que acontece com o Orkut é que não existe novidade, não vemos mudanças realmente significativas na funcionalidade da ferramenta, e até mesmo uma simples reestruturação de layout não agradou.

Mas o que será que vem acontecendo com o Orkut?

Alguns especialistas falam que as classes A e B que freqüentavam o Orkut estão migrando para o Facebook, outros dizem que com o crescimento de internet residencial e popularização de linhas de créditos para a compra do computador das classes D e E fizeram com que houvesse o crescimento dessas classes no Orkut e conseqüentemente a diminuição da classe mais elitizada que passou a acessar a ferramenta com menos freqüência. E como os amigos estão migrando para o Facebook, permanecer no Orkut sem os amigos seria no mínimo contraditório para uma rede social.

Também o número de perfis fakes e sem atualizações demandaram a migração dos usuários da plataforma para outras ferramentas. Uma vez que o acesso nas redes são necessariamente diários, o fato de não atualizar a página faz com que a ferramenta perca a principal característica que é: Divulgação pessoal no perfil.

Particularmente eu sempre fui à favor do Orkut, por diversos motivos: A acessibilidade e a usabilidade da ferramenta são ótimas, principalmente a versão antiga. É uma rede social bastante popular, fazendo com que a informação chegue mais rápido ao destinatário, além de ser a precursora de tudo o que estamos vivenciando atualmente.

Não acho que seria bom para as novas mídias perder o Orkut. Porém, a equipe da ferramenta deve realmente fazer uma campanha e reestruturação da plataforma para que o radical não aconteça.
Comparo o Orkut ao rádio da década de 50, quando surgiu a televisão. Todos diziam que o rádio iria morrer devido à televisão. O que sabemos, não aconteceu! Houve sim uma queda, uma fase ruim do rádio, mas o veículo se reergueu, ganhou outro público - o que não podia comprar a televisão e permanece vivo até hoje, mesmo com a Internet que tem as características de agilidade e massificidade que é comum do rádio. Porém os públicos são outros.

O Orkut é relativo ao rádio da década de 40, só que do século XXI que vem passando pelos mesmos problemas, sofrendo uma mudança de usuários, assim como aconteceu com o rádio, mas afirmo que morrer o Orkut NÃO vai. Talvez perca notoriedade, foco e brilho, mas morrer não.

Mesmo por que surgirão outras ferramentas bem mais interativas e interessantes do que as que hoje conhecemos, e todas elas terão o momento de fervorocidade e declínio à medida que for mudando o pensamento e a necessidade do usuário.

Parabéns Orkut pelos seus 7 aninhos! Agradeço a você o maravilhoso esposo que encontrei através desse maravilhoso mundo das Redes Sociais.


Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: