scrolling='no' O crescimento do Twitter no Brasil | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

O crescimento do Twitter no Brasil

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



Marketing Digital e o Twitter:


E o Twitter permanece com força total na preferência das empresas. Não adianta, quando o assunto é presença digital o Twitter ganha em disparada à preferência dos empresários e agências web. Em partes por ser a mídia mais utilizada entre os usuários de 20 a 45 anos e outra pelo rápido impacto que esse veículo atingi quando veiculamos ações na Internet.

Seja para conseguir novos contatos, seja para divulgar alguma marca ou noticiar algum fato; não tem jeito todos estão recorrendo ao Tuite do passarinho azul.

Embora eu goste do Twitter e o utilizo praticamente todos os dias, não aconselho as empresas a colocarem toda a sua força, principalmente se esta forma for ligada ao marketing digital, falo isso por que sei que somente o Twitter não tem capacidade de trazer resultados para uma marca.

Mas, obviamente se um cliente pede, as agências devem fazer, porém deixar muito claro que para a campanha realmente surtir efeito, é necessário que juntamente com o Twitter, faça-se ações interligadas com todos os outros veículos - como televisão, rádio, impressos, blogs e sites. Costumo dizer que o Twitter não vai salvar o planeta, definitivamente, e nem muito menos as empresas.

Twitter no ambiente de trabalho:

Não adianta fechar os olhos e tentar enxergar um mundo sem as redes sociais. É como viver em um mundo onde não existem pessoas, ou seja, impossível. Assim como os celulares, o Twitter tornou-se uma unanimidade e realidade.

Para muitos passar um dia sem acessá-lo é um tormento. Interferir nisso é como intervir no banho diário de alguém. O Twitter virou uma necessidade e é necessário que os empresários, chefes, gerentes e diretores aceitem este fato e compreendam que os funcionários vão sim acessar a conta pelo trabalho.

Atualmente é bastante comum esse comportamento, principalmente entre colaboradores da Geração Y e algumas empresas ainda não estão preparadas para aceitar isso dos seus funcionários e diante do despreparo: bloqueiam ou pune o colaborador. O que é um erro.

Aconselho os empreendedores a reverem os seus conceitos e para não errarem elaborar cartilhas de uso para as redes sociais e Internet no ambiente de trabalho. Lembre-se: O mundo está mudando e em grande parte essas mudanças partiram da necessidade das pessoas e são as pessoas que fazem a sua empresa - seja colaborando com ela ou consumo os produtos que vendido.
Twitter e a nova ditadura:

De uns tempos para cá o Twitter virou alvo da ditadura que insiste em interferir na liberdade de expressão e direito de opinião que as pessoas têm. Ultimamente para que você emita sua opinião via Twitter, você tem que ter muito cuidado com o que vai dizer; pois a imprensa, advogados e defensores em geral estão de olho no que você diz - então o conselho é que você tenha muito cuidado ao se expressar na sua própria rede.

Confesso que sou totalmente contra isso. Acho que a Internet é um meio livre, e tentar negar é andar em voltas. Claro que preconceitos e palavras que incitam o ódio serão em todos os meios desprezíveis, mas é extremamente necessário que a opinião da pessoa seja respeitada, independentemente dela ir contra ou não ao que os outros acham ser o correto.


P.S: Aguarde em Fevereiro teremos uma série de artigos especiais sobre o Twitter!

Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: