scrolling='no' Faltam especializações nas Faculdades de Natal – RN nas áreas de Comunicação Digital e Novas Mídias. | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Faltam especializações nas Faculdades de Natal – RN nas áreas de Comunicação Digital e Novas Mídias.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Especilização em Novas Mídias:




Mesmo com todo esse destaque que a Comunicação Digital vem tendo nesses últimos 3 anos, existe ainda poucas Universidades no Brasil que abriram uma cadeira voltada para a Comunicação Digital nos cursos de Comunicação Social ou especializações na área.

Uma pena constatar esse déficit em nosso País – segundo maior consumidor de redes sociais e Internet , ficando atrás somente dos Estados Unidos. Especificamente em Natal - cidade onde eu moro e atuo como Redatora e Diretora de Conteúdo WEB, além de estudar voluntariamente o Marketing, a Publicidade Digital e as Novas Mídias – para melhor desenvolver o meu trabalho em uma agência de projetos web.

Sou formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFRN – além de possuir outros diplomas todos voltados para a comunicação. Sempre pretendi, logicamente, fazer uma pós em comunicação e como atuo com Internet, evidente que quero voltar meus estudos e pesquisas para esse veículo e é por isso que venho estudando, por conta própria, o Marketing Digital e as Novas Mídias, motivo este que há 1 ano publico meus estudos no blog: marketingdigitalenovasmidias.blogspot.com. Pretendo fazer Especialização em marketing digital e caminhar para o mestrado e doutorado com estudos voltados para a comunicação digital, uma vez que pretendo ingressar na carreira de docente – quero lecionar. Porém, me deparo com um grande empecilho nessa minha jornada – Não tem especialização aqui em Natal na área onde pretendo seguir meus estudos e ser docente ministrando as cadeiras de Comunicação Digital e Novas Mídias – A Comunicação Digital.

Pesquisando cursos de pós-graduação, especializações e até mesmo mestrados nas faculdades de Natal - RN, não consegui achar nenhum curso voltado exclusivamente para essas vertentes da comunicação que citei a cima - Existe sim alguns MBA's na área e como sabemos MBA é um tipo de especialização voltada para negócios e empresas, muitos deles com uma ou duas disciplinas com ênfase nesses ramos da comunicação que citei, porém como as aulas são somente quinzenais, o aluno na verdade terá muito ou quase nada de contato com o verdadeiro conteúdo necessário para desenvolver um trabalho diferenciado do que já havia desenvolvendo se não tivesse a especialização – Ou seja, observando a grade e inclusive os professores não vi nessas cadeiras algo novo que acrescentem aos meus estudos – Pois não vi nada de incomum na grade do curso – Há não ser o fato de ao final do mesmo: comprar o meu diploma.

Com relação ao Comércio Eletrônico então? Apenas 2 faculdades ( aqui em Natal ) e particulares ministram as especializações em E-Commerce – gostei da grade das duas – FATERN e Maurício de Nassau – Porém a FATERN não aceita para essa especialização alunos com graduação em comunicação, somente em Sistemas para Internet ou outro curso de computação – Sinceramente não entendi o por quê disso; já a Maurício de Nassau não tem este curso especifico aqui na sede de Natal, apenas em Recife e sim eles aceitam graduados de Comunicação no curso.

Atualmente como sabemos, o mercado está pedindo profissionais com esse tipo de especialização. Porém as academias ainda não têm capacidade técnica e infraestrutura para comportar a demanda – Solução: Tragam professores de São Paulo ou Rio Grande do Sul - Para ministrar as aulas enquanto os alunos ainda estão sendo preparados para assumir- Gostaria muito de passar meu conhecimento para os alunos, porém não tenho especialização diplomada, tudo que sei aprendi no meu trabalho - Tenho graduação e preciso das pós (Pós-Graduação, mestrado, doutorado e PHd) para ser docente – Sei que não desses todos, mas gostaria muito de ser referência no meu Estado em Comunicação Digital.

Mestrado então, nem se fala. Nenhuma universidade da capital tem estudos voltados para comunicação e internet - UFRN fica a dica para o corpo docente da instituição pensar em algum mestrado nessa área, pois o mercado de trabalho está necessitando avidamente por profissionais que tenham a prática adquirida muitas vezes autodidaticamente e sem nenhum ou pouco estudo teórico e UNP amplie mais o leque de mestrado no campus, pois a menos se o site esteja desatualizado lá só fala em dois mestrados: 1 em odontologia e outro em administração e como a UNP tem um excelente curso de Comunicação Social não consegui entender como não tem ainda especializações e mestrados na área.

Trabalhando nessa área há pouco mais de 2 anos, me formei em Março de 2008 e em Março de 2009 comecei a desenvolver meus estudos na área de comunicação digital, e com experiência adquirida com a prática e senso crítico, estou sentindo a necessidade de aprimorar os meus conhecimentos e não gostaria de sair de Natal para buscá-los, pois sei que não haverá necessidade, uma vez que temos 10 faculdades privadas - todas com ótimo nível de ensino e infraestrutura, e ainda contamos com 2 universidades públicas, uma das quais me formei e sei do potencial que a mesma oferece - UFRN.

Espero que as entidades acordem para o fato que o mercado está precisando desses profissionais com essas especializações citadas logo a cima, porém não estão achando - Tem emprego, mas não tem o profissional capacitado academicamente para ocupar os cargos.

#deiomeurecado


Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: