scrolling='no' 04/07/2010 - 11/07/2010 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

A importância das novas mídias - redes sociais para minha empresa

quinta-feira, 8 de julho de 2010

É cada vez mais frequente o uso do computador nos lares brasileiros. A Internet nessa última década alcançou números que a televisão e o rádio juntos demoraram anos; tornou-se, portanto uma mídia de comunicação de massa. “Mass comunication” apenas quando falamos que a internet alcançou popularidade, e deixou de ser uma ferramenta onde somente a classe rica e dominante do País tinha acesso, passando a ser um veículo de comunicação massificado.


Hoje em dia com a linha de crédito e operadoras de telefones com pacotes de internet banda larga, a maioria da população brasileira pode sim ter esse veículo em suas residências. Porém a linguagem de comunicação utilizada na internet não é de forma alguma uma linguagem massificada. Enquanto que no rádio e na televisão o comunicador fala para milhares de ouvintes e telespectadores; na internet essa comunicação acontece mais segmentada, de forma que quem procura a comunicação é o internauta, essa é a principal característica de diferenciação desses três importantes veículos de comunicação e a chamamos de comunicação de nichos.


Dessa forma todo o tipo de comunicação feita através da internet deverá ser obrigatoriamente segmentada. Nunca foi tão importante estudar o público de determinado produto para que essa mensagem realmente chegue ao destino. Portanto na internet, a publicidade, o marketing, os vídeos e conversas obedecem a um padrão particular e diferente das comunicações tradicionais, ela é bilateral: Eu falo diretamente para você que está lendo este post. Com isso surgem novos termos para àqueles que já conhecíamos, tais como; publicidade online, marketing digital, webtv, webradio, jornalismo online, analistas em redes e mídias sociais.


A essa nova forma de comunicação convencionou-se chamá-la de “novas mídias”, o termo engloba as novas ferramentas tecnológicas e de comunicação que surgiram com a Internet, todas aquelas já citadas e também os dispositivos móveis e os leitores digitais. Com as novas mídias também surgiram novos profissionais, que são na verdade pessoas com formação em cursos tradicionais, como por exemplo, jornalismo, radialismo, publicidade e propaganda, marketing e relações públicas, porém com especialidade em internet.



Muito desses profissionais não tem cursos de formação nas áreas de publicidade online, marketing digital ou analista em mídias sociais, esses profissionais aprenderam sozinho e testando essas novas ferramentas; com isso descobriram uma oportunidade de fazer com que em anexo ao tradicional surgisse também algo novo de se trabalhar - Desbravadores.


Hoje em dia já existem cursos para profissionais de comunicação que querem se especializar nessa ferramenta vasta e com tanto potencial que é a Internet e com isso entrar de forma efetiva nesse mundo cibernético e desmistificá-lo. Não é “conversa de pescador”, mas daqui a poucos anos se sua empresa quiser sobreviver nesse mundo tão competitivo, onde milhões de empresas nascem e morrem no mesmo dia, sua empresa e você deverão está presente de forma efetiva na Internet.


Não apenas com um site, mas com algo que realmente interaja com o seu cliente e só com uma ferramenta colaborativa e com um profissional especializado em novas mídias e nova comunicação sua empresa terá resultado satisfatório no meio empresarial.
Embora, algumas pessoas achem isso bobagem, na verdade é essencial, pois TODOS nós sem exceção, independentemente de ter um perfil ativo ou não na Internet, já participa da rede e isso ficará muito mais evidente daqui a poucos anos, como já mencionei.


Portanto, é melhor se preparar agora, pois com certeza o seu concorrente já se atentou ao fato de que o futuro já começou. Vamos começar agora?

Imagens da Internet

@priscylladuarte
Priscylla Duarte | Jornalista

# Dia Sem Globo 25/06/2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Análise sobre o movimento "Um dia sem Globo" #UmDiaSemGlobo

Há duas semanas atrás observamos no Twitter um movimento organizado por alguns twitteiros no qual a hash tag oficial foi #umdiasemglobo. Esse movimento originou-se depois da cobertura que a emissora carioca fez nos jogos da copa, no qual alguns telespectadores se sentiram manipulados com relação aos comentários do Tadeu Schimmidt sobre o técnico Dunga e uma espécie de boicote as transmissões dos jogos no dia 25/06 na emissora. Nesse dia o Brasil enfrentou a seleção de Portugal e provavelmente milhares de brasileiros assistiriam ao jogo; ótimo dia para por em prática o movimento. Durante uma semana milhares de RT ao boicote foram disparados, ao mesmo tempo em que a #umdiasemglobo ficaria no top dos Trends do Twitter. Mas, a pergunta que se faz é: Funcional?


Se olharmos pelo ponto do Ibope a Globo neste dia e horário do jogo permaneceu com a mesma audiência dos jogos anteriores, portanto, não houve nenhuma mudança nos índices de comportamento dos telespectadores para essa emissora. Mas, na BAND canal que também exibiu os jogos da Copa houve um aumento de 20% com relação ao jogo anterior Brasil X Costa do Marfim, o que poderemos constatar que o movimento originado no Twitter, teve sim efeito.

As redes sociais, e em especial o Twitter, possui papel importante na vida dos usuários. Não existe mais comunicação sem a presença de pelo menos uma rede social. O movimento Um dia sem Globo é um grande exemplo de como os telespectadores vêem os meios de comunicação tradicional e como o papel desses novos veículos de comunicação estão sendo cada dia mais efetivos no papel de escolhas, formação de opiniões e até mesmo de compras. Os assuntos do dia a dia estão cada vez mais presentes nas redes sociais e é de total importância que os grandes veículos de comunicações participem efetivamente das redes e escutem os usuários, pois esses mesmos usuários ainda estão interessados nos grandes veículos tradicionais, porém há de se abrir uma exceção para como se abordar algo nesses veículos com o surgimento dessa nova comunicação, do contrário quando houver outro movimento dessa magnitude o alcance será muito maior e com conseqüências muito mais notórias, e fica a dica: Não demorará muito para outro movimento acontecer, as eleições 2010 está cada dia mais perto.


Imagens da Internet


Priscylla Duarte | Jornalista