scrolling='no' 09/05/2010 - 16/05/2010 | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Quem é e como se comporta a Geração Y2?

terça-feira, 11 de maio de 2010

Redes sociais, dispositivos móveis, internet wi fi, banda larga, entre outros termos. Todos fazem parte de nosso cotidiano. Se para alguns esses “termos” são sinônimos de desconhecimento, para outros são sinônimos de banalidade. Observando gerações diferentes, interagindo com essas ferramentas, iremos concluir que a geração mais velha (nossos pais) possui certa dificuldade em manusear alguns aparelhos ou aplicações; já as gerações mais novas parecem não ter dificuldade alguma com os mesmos. A chamada Geração Y, jovens com idade entre 19 e 35 anos, se destacaram no mercado por serem desbravadores e terem aprendizado fácil; em questão de minutos esses jovens “desenrolam” o mundo virtual e tecnológico como se nada estivesse acontecendo, ao mesmo tempo em que assistem TV, escrevem um artigo para o seu blog, cuidam da casa e dos filhos e ainda participam de uma roda de conversas, tudo isso sem nenhum tipo de estress, faz parte dessa geração – a correria. A geração anterior não compreende como eles conseguem fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo e até questionam se o trabalho está realmente bem feito, o que na maioria das vezes, sim está.

Como se não bastasse, esses jovens também tem filhos, os filhos da geração y e que estão sendo chamados de geração y2 ou geração das redes sociais. São crianças na faixa etária entre 2 a 12 anos que nasceram e cresceram de frente para o mundo moderno. Alfabetizadas diante de um computador e que se comunicam com os seus pais através de celulares e mensagens instantâneas. Muitas vezes ensinam aos papais da geração y a “mexer” em aplicativos e dispositivos que para a própria geração y seria simples, mas que para os seus filhos o simples é mais que simples, é óbvio.

A pergunta que se faz é a seguinte: Como você acha que essas crianças irão pensar daqui a 8 ou 10 anos? Quando os mesmo estiverem indo para a faculdade, ou interferindo na economia de um País com o seu poder de compra? Com certeza, caro leitor, a geração y2 é uma geração diferente das outras, estamos falando de crianças adultas, que desde muito cedo, com a interferência de seus pais (geração y) ditam regra e tem sim poder de decisão em tudo.

Faz - se então necessário que desde já seja pensada campanhas publicitárias para esses pequenos, produtos interativos, sites colaborativos que façam parte dessa nova geração e que por tanto, tenham nela um poder de participação e decisão – essa geração é por si só “antenada” e muito exigente. Não é interessante que continuemos pensando somente nos pais dessas crianças, sim eles são importantes afinal eles quem dita e mantém o padrão, e retem o dinheiro, mas é importante frizar que a opinião desses pequenos em casa é sim levada muito a sério, afinal estamos falando de pais modernos. Portanto, é necessário que se crie desde já uma cultura de informação e criação para essa galerinha que desde muito cedo já interferem no poder de decisão dos papais geração y.

E você, caro leitor, se tiver uma ferinha dessas em casa, como essa criança y2 se comporta diante da era digital?


Imagens da Internet

Priscylla Duarte | Jornalista