scrolling='no' Redes Sociais - Você realmente sabe como tudo começou? | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Redes Sociais - Você realmente sabe como tudo começou?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010



As Redes Sociais foram sem sombra de dúvidas a revolução da primeira década do século XXI.

Essa revolução tornou-se a principal e quem sabe o centro da Internet 2.0. Mas você já parou para pensar como tudo isso surgiu? Muitos de nós achamos que as Redes Sociais - ou melhor - os sites de relacionamento surgiram em 2004 com o Facebook e o Orkut, mas na verdade não foram esses os primeiros sites de relacionamentos de que se tem notícias.

No final da década de 90, mas precisamente em 1999, Shawn Fanning - estudante de ciências da comunicação - de STANFORD - criou o primeiro programa de downloads do mundo com foco em redes sociais. Isso mesmo! A primeira rede social que se tem notícia surgiu devido à paixão por música de um estudante de 19 anos.

O Napster era um programa de compartilhamento de arquivos em redes. O usuário podia baixar a música e compartilhar outras que não tinham no programa, os participantes também podiam postar comentários a respeito do álbum, emitindo críticas e opiniões, gerando assim - uma rede - muito parecida com a que conhecemos atualmente.

Porém, devido as complicações que as gravadoras colocam em cima dos direitos autorais das músicas, infelizmente o Napster teve que ser direcionado para outro modelo de comércio - a não colaborativa e gratuita - hoje o Napster comercializa as músicas para download - obedecendo as leis de direitos autorais dos seus autores – Fugindo completamente do que conhecemos por Rede Social e o que a WEB 2.0 Prega: A colaboração de conteúdo gratuito.

É importante sabermos que essa onda de Redes Sociais - sempre existiu nas universidades americanas - não podemos nos esquecer que o Facebook surgiu dentro da própria STANFORD e tinha como objetivo bem simples - Interligar todos os estudantes da universidade - O conceito de Rede Social é bastante objetivo - Unir pessoas que tem elos em comum umas com as outras - E com o passar das informações - filtrar interesses em comum, gostos e anseios - tornando assim um circulo vicioso e frenético que cresce a medida que você colabora e conseqüentemente adiciona mais e mais amigos - Priscylla Duarte 
(conceito).

Estamos entrando na 2ª década do século XXI e sem sombra de dúvidas iremos mais uma vez vivenciar o crescimento desses sites de relacionamentos e também o surgimento de outras plataformas interativas e colaborativas - bastante diferentes dessas que hoje utilizamos.

Realmente, há um mundo novo a ser explorado, e ainda grandes ideias surgirão ao longo dos próximos 10 anos, que bom que iremos fazer parte mais uma vez dessa revolução comunicacional e tecnológica!

Comunicado:

O Blog está entrando de férias! Vocês poderão me encontrar no Twitter @priscylladuarte - Voltarei com mais artigos e novidades no dia 15 de janeiro - Até lá! Continuem #webcolaborando!



Priscylla Duarte | Jornalista
@PriscyllaDuarte

0 comentários: