scrolling='no' A importância da Internet para a sociedade atual | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

A importância da Internet para a sociedade atual

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

De fato a Internet mudou e muito nos últimos 10 anos. Em 2000, o que encontrávamos na WEB eram sites “piscantes”, com muitos flash's e a única forma de interação eram as salas de bate-papos na UOL, BOL, TERRA e ferramentas de mensagens instantâneas como o ICQ e o surgimento do Mensager, além da popularização de blog's - especialmente diários on line.

Com o passar dos anos e com a popularização da banda larga, o que ocorrera com grande frequência no ano de 2003 a 2004, a Internet passou a ser mais utilizada nos lares brasileiros e o uso de ferramentas que vão além do E-mail passaram a serem mais vivas em nosso cotidiano. Surge então o que hoje conhecemos por "redes sociais" - O Facebook e o Orkut preconizaram esse movimento.

Com a popularização do recurso de banda larga e do distanciamento da internet discada dos lares brasileiros, o tempo que o internauta disponibilizara na internet mais que dobrou e com isso a popularização de publicidade e marketing digital, bem como especialistas na área de comunicação on line e internet surgiram.
Hoje, observamos uma real e significativa mudança de toda a população mundial com relação ao modo de pensar, agir e comprar, graças a Internet. Tudo diminuiu de tamanho e a distância definitivamente deixou de existir - vemos hoje uma segunda fase da globalização - Se antes ela encurtava a distância entre os povos, hoje a nova globalização diminui a distância de pensamentos e atos de pessoa para pessoa. Tudo se tornou mais fácil devido a Internet, desde conseguir um emprego à fazer amizades e conseguir um relacionamento afetivo.

A pessoa conectada com o mundo é mais sociável, diferentemente do que pensava-se, a Internet não afastou as pessoas umas das outras, muito pelo contrário, a internet aproximou ainda mais a população que necessita se expressar e achou um meio extremamente democrático e essencialmente interativo para fazê-lo.

Conversar com alguém que mora na Noruega nunca foi tão fácil graças à web e as ferramentas de comunicação - por exemplo - SKYPE. Com isso, surge também a necessidade de se proteger, tal como fazemos na nossa vida off line - se em casa nos trancafiamos através de grades, cadeados e muros, na INTERNET também faz-se necessário nos protegermos à fim de não sermos mais expostos do que já estamos sendo.

Por isso é importante que se restrinja os perfis a pessoas confiáveis e controlar a língua, assim como fazemos fora da Internet, é também o melhor caminho para não sermos expostos tanto a nível pessoal, quanto a nível profissional.
É necessário lembrar que os perfis nas redes sociais são uma extensão do indíviduo, mesmo quando o mesmo decidi disfarçar-se em um personagem, ainda assim é necessário usar bom-senso e limites.

A INTERNET é um ferramenta fantástica e todos que fazem bom uso dela serão beneficiados em breve. Basta saber utilizá-la.




Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: