scrolling='no' A importância das novas mídias - redes sociais para minha empresa | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

A importância das novas mídias - redes sociais para minha empresa

quinta-feira, 8 de julho de 2010

É cada vez mais frequente o uso do computador nos lares brasileiros. A Internet nessa última década alcançou números que a televisão e o rádio juntos demoraram anos; tornou-se, portanto uma mídia de comunicação de massa. “Mass comunication” apenas quando falamos que a internet alcançou popularidade, e deixou de ser uma ferramenta onde somente a classe rica e dominante do País tinha acesso, passando a ser um veículo de comunicação massificado.


Hoje em dia com a linha de crédito e operadoras de telefones com pacotes de internet banda larga, a maioria da população brasileira pode sim ter esse veículo em suas residências. Porém a linguagem de comunicação utilizada na internet não é de forma alguma uma linguagem massificada. Enquanto que no rádio e na televisão o comunicador fala para milhares de ouvintes e telespectadores; na internet essa comunicação acontece mais segmentada, de forma que quem procura a comunicação é o internauta, essa é a principal característica de diferenciação desses três importantes veículos de comunicação e a chamamos de comunicação de nichos.


Dessa forma todo o tipo de comunicação feita através da internet deverá ser obrigatoriamente segmentada. Nunca foi tão importante estudar o público de determinado produto para que essa mensagem realmente chegue ao destino. Portanto na internet, a publicidade, o marketing, os vídeos e conversas obedecem a um padrão particular e diferente das comunicações tradicionais, ela é bilateral: Eu falo diretamente para você que está lendo este post. Com isso surgem novos termos para àqueles que já conhecíamos, tais como; publicidade online, marketing digital, webtv, webradio, jornalismo online, analistas em redes e mídias sociais.


A essa nova forma de comunicação convencionou-se chamá-la de “novas mídias”, o termo engloba as novas ferramentas tecnológicas e de comunicação que surgiram com a Internet, todas aquelas já citadas e também os dispositivos móveis e os leitores digitais. Com as novas mídias também surgiram novos profissionais, que são na verdade pessoas com formação em cursos tradicionais, como por exemplo, jornalismo, radialismo, publicidade e propaganda, marketing e relações públicas, porém com especialidade em internet.



Muito desses profissionais não tem cursos de formação nas áreas de publicidade online, marketing digital ou analista em mídias sociais, esses profissionais aprenderam sozinho e testando essas novas ferramentas; com isso descobriram uma oportunidade de fazer com que em anexo ao tradicional surgisse também algo novo de se trabalhar - Desbravadores.


Hoje em dia já existem cursos para profissionais de comunicação que querem se especializar nessa ferramenta vasta e com tanto potencial que é a Internet e com isso entrar de forma efetiva nesse mundo cibernético e desmistificá-lo. Não é “conversa de pescador”, mas daqui a poucos anos se sua empresa quiser sobreviver nesse mundo tão competitivo, onde milhões de empresas nascem e morrem no mesmo dia, sua empresa e você deverão está presente de forma efetiva na Internet.


Não apenas com um site, mas com algo que realmente interaja com o seu cliente e só com uma ferramenta colaborativa e com um profissional especializado em novas mídias e nova comunicação sua empresa terá resultado satisfatório no meio empresarial.
Embora, algumas pessoas achem isso bobagem, na verdade é essencial, pois TODOS nós sem exceção, independentemente de ter um perfil ativo ou não na Internet, já participa da rede e isso ficará muito mais evidente daqui a poucos anos, como já mencionei.


Portanto, é melhor se preparar agora, pois com certeza o seu concorrente já se atentou ao fato de que o futuro já começou. Vamos começar agora?

Imagens da Internet

@priscylladuarte
Priscylla Duarte | Jornalista

1 comentários:

dicas disse...

Olá! O texto ficou ótimo, fico muito satisfeito em saber que a demanda das empresas em procura de serviços e benefícios oriundo das redes sociais on line, isso é ótimo.

Parabéns, abraços.

William Douglas
@williampubwebtv