scrolling='no' A Evolução da televisão: A WebTv | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

A Evolução da televisão: A WebTv

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A televisão exerce um grande fascínio nas mentes das pessoas e todos nós já tivemos a curiosidade de saber como são as etapas necessárias de produção para que um programa de TV seja colocado no ar. A INTERNET nos possibilitou através de algumas ferramentas como ORKUT e TWITTER a nos aproximar de celebridades e pessoas comuns, que se não fosse com o auxílio desse inestimável veículo muito provavelmente nunca teríamos conhecido ou conversado. A junção desses dois veículos de comunicação, cada um com suas características e peculiaridades, originou uma poderosa ferramenta de comunicação e veículo de conteúdo diversificado, trata-se da WebTv – televisão online.


Com o surgimento dos vídeos no YOU TUBE qualquer pessoa pode elaborar seus projetos audiovisuais e postá-los na rede. Existem diversos sites com Players de vídeo em sua home, onde nos mesmos são transmitidos, em Flash, conteúdos institucionais das respectivas empresas a qual pertencem os sites. Já me deparei com diversos desses sites com chamadas para suas WebTv’s, e confesso: Ainda tem muito a caminhar para que seja chamada de WebTv. Mas, o que seria então uma WebTv? Bom, televisão + INTERNET = WEBTV. Para responder essa pergunta devemos primeiramente entender o que é um conteúdo televisivo.


Conteúdo televisivo é todo o conteúdo transmitido via Televisão e que necessita de uma organização de horários para entrar no ar, ou seja, a chamada GRADE TELEVISIVA. Entendemos então que para uma emissora de vídeo ser chamada de emissora de televisão faz-se necessário ter uma grade de horários estabelecida para transmitir o conteúdo elaborado, exclusivamente, para a televisão; seja gravado ou ao vivo este é o principio básico de uma emissora de TV.

Portanto, quando vemos vídeos aleatórios em players em flash em sites na INTERNET devemos entender que não se trata de uma WebTv devido a não possuir uma organização de grade televisiva, ou seja, não ter horários estabelecidos para o conteúdo programado entrar no ar.


As características de uma WebTv são conteúdo interativo, ou seja a grade de programação deve ter programas que interajam com o webespectador, onde o mesmo possa dá opiniões a respeito de temas, assuntos, ou até mesmo interferir na apresentação do programa, tudo isso em real time. Além de ser totalmente interativa, a WebTv também deve ter em sua maioria programas ao vivo, isso é necessário para que aconteça a Interatividade entre programa e webspectador, além de ter a opção de assistir todo o conteúdo da WebTv fora da grade, ou seja em um acervo próprio.


Outra característica da WebTv é a possibilidade de usar diversas ferramentas mobiles, como iPhones e celulares com câmeras para envio de conteúdo e filmagem de determinados programas, desde que esses sejam roteirizados para esse molde, a participação do Internauta é extremamente importante e decisiva para que a WebTv se desenvolva.

Por isso que simplesmente postar vídeos na Internet em um site e chamar de WebTv não está correto, pois não existe interação entre o vídeo e o internauta, uma vez que ele está desenvolvendo o mesmo papel que desenvolve ao assistir um vídeo em uma televisão comum, ou seja não interage, pois a interação é característica da internet, nesse caso a opção de conteúdo interativo é somente a WebTv.


No Google você encontra importantes WebTv’s basta digitar os termos relacionados ao tema.


Imagem da Internet

Priscylla Duarte | Jornalista
@priscylladuarte

0 comentários: