scrolling='no' Dicas de como usar o Formspring me a favor das marcas e empresas | Tendências de marketing digital e redes sociais na Web 2.0

O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Dicas de como usar o Formspring me a favor das marcas e empresas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Todo mundo já ouviu falar do Formspring me, não é mesmo? Mas será que alguém já parou para pensar a real importância dessa rede social? Bom, pelo sim e pelo não, eu parei. Para mim é uma ferramenta nova, não tive ainda um contato maior com os usuários dessa rede; eu uso apenas para responder as perguntas que alguns leitores do blog me fazem. E foi por esse motivo que decidi analisar essa ferramenta e tentar encaixá-la de alguma forma no marketing digital.

O Formspring me é uma espécie de FAQ online – perguntas e respostas que podem ou não ficar a mostra para todos da web, desde que o usuário permita. Mas o grande barato dessa ferramenta é o fato de não precisar ser cadastrado no Formsprig me para fazer uma pergunta, isso é o que mais me diverte nessa ferramenta e por isso a mesma funciona tão bem como FAQ para marcas e empresas.


Qualquer empresa ou marca pode e deve ter um perfil no Formspring me; e através de um gadget disponível pela ferramenta, adicioná-la aos blogs corporativos ou até mesmo ao site institucional da empresa. Além de demonstrar claramente o interesse em saber o que o consumidor pensa ou tem a perguntar sobre determinado produto, serviço ou marca, aproxima também a marca/empresa ao consumidor. Mas como em toda rede social é necessário dicas básicas de ética e comportamento para que o “tiro não sai literalmente pela culatra”.



Dicas de como usar o Formspring me a favor das marcas e empresas:

1. Nunca deixe uma pergunta sem reposta. Independetemente de quantas perguntas tenha em seu perfil, é necessário que todas elas sejam respondidas. Se por acaso tiver perguntas repetidas nunca copie a reposta anterior. A proximidade com CADA UM de seus clientes é essencial.


2. Escolha um dia da semana para responder a todas as perguntas ou até mesmo reserve um horário do dia para esse serviço.


3. Tenha uma equipe especializada em marketing e novas mídias ou contrate uma empresa especializada em marketing digital.


4. Promova debates no Formspring me. Inclusive uma sessão de perguntas e repostas em tempo real.


Aproveite a facilidade de comunicação e o dinamismo que a web 2.0 oferece. Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo formspring.me/priscylladuarte

Imagens da Internet


@priscylladuarte
Priscylla Duarte | Jornalista

2 comentários:

dicas disse...

Ficou ótimo este post, e o bom é saber que surgi ai mais uma oportunidade de feedbacks, que as empresas poderão usar à seu favor nas redes sociais.

William Douglas
@williampubwebtv

Utilidade na Web disse...

Muito bom!

Eu acho o Formspring ótimo, só falta um gadget para que os usuários possam pesquisar nas pesguntas do perfil, não acha?

Alessandra Nunes
@ale_procergs