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O Marketing Digital nas Plataformas de Redes Sociais

Marketing digital e SEO. A importância dessas ferramentas para os sites na Web 2.0

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O meio INTERNET nos últimos anos vem crescendo e se consolidando como meio de comunicação de massa segmentado. Essa característica fez com que profissionais especializados nas áreas de comunicação despertassem para o surgimento de um novo meio de trabalho, aliado também a uma potencial fonte de renda, assim está presente nas chamadas novas mídias tornou-se primordial para quem precisa ter influência na rede. Para alcançar essa influência é importante utilizar o marketing digital aliado a técnicas de SEO em seu site.


É comum observarmos o uso profissional de redes sociais, blogs e sites pessoais, e uma nova linguagem também surge, unir o marketing a um bom posicionamento nos sites de buscas tornou-se o alvo de muitas empresas “antenadas” em presença digital. Essas empresas atentas a “avalanche” de pessoas conectadas e dispostas a interagir com as marcas e produtos, já estão marcando pontuação positiva, pois ao menos acordaram para o fato. Mas como se tornar relevante no meio em que quem dita os comandos não são as marcas, e sim as pessoas? Para responder essa pergunta e outras que vem com o advento dessa nova forma de empreender, surgiu uma vertente da publicidade e marketing, conhecidas como publicidade digital e marketing digital, dessa forma, profissionais especializados tem um importante papel de fazer com que a presença digital de marcas e empresas tornem-se relevantes e atraentes ao público-alvo.



Com o crescimento da Internet, houve também o crescimento de websites e portais empresariais a fim de se aproximar do consumidor e está presente na Web. Porém em meio a um “mundo virtual”, somente um site publicado na Web não é o bastante.

É preciso que o seu público encontre o seu site, para isso ferramentas importantes foram desenvolvidas a fim de organizar essa verdadeira “biblioteca digital”, como exemplo poderemos citar o Google, ferramenta de busca mais utilizada no mundo e que possui mecanismos de buscas bastante desenvolvido.



Como apenas ter um site não é o suficiente, precisamos que esse site seja atrativo aos buscadores, por isso é necessário “organizar o site esteticamente, com conteúdo atrativo e técnicas utilizadas para otimizá-lo”, esse importante papel é desenvolvido pelo analista SEO e SEM.

O uso de SEO e SEM para sistemas de buscas é primordial para que este site se torne relevante nos buscadores, obtenha posição significativa e com isso atinja o cliente. Otimizar um site requer tempo e estudo, deveria ser a primeira parte do projeto do site, porém na maioria das vezes é a última, isso quando a otimização é lembrada. Apenas a nível de curiosidade: Aqui em Natal/RN nenhuma empresa especializada em desenvolvimento de sites oferece esse serviço aos clientes, muitas nem sabem que existem, outras sabem, porém acham que não é importante, e infelizmente algumas realmente pararam no tempo e se submetem apenas a fazer o obvio, logo otimizar sites requer tempo e essas empresas não dispõem disso.

Em uma cidade emergente como Natal, onde os clientes muitas vezes pedem algo há mais para os seus sites, as empresas simplesmente “fecham os olhos” para esse serviço, segue link de entrevista com o analista SEO e SEM William Douglas, pioneiro em otimização de sites em Natal/RN.



A pergunta que eu sempre faço é: do que adianta uma empresa ter um site na Internet se este site gera poucos cliques e com isso pouco retorno? Não adianta nada para essa empresa está na internet, apenas porque todos estão, é no mínimo imaturo em meio a um leque de oportunidades que poderia ser explorado. Desenvolver um projeto de site que dá retorno ao empresário requer mão-de-obra e criatividade, elaborar estratégias de marketing digital e publicidade online requer estudo, mas o retorno de investimento para o cliente é muito maior do que qualquer outra campanha de publicidade, pois através desse estudo segmentamos o público, e essa tática só se consegue com o meio INTERNET.


O Conselho que fica é: investir em otimização de sites é o melhor que se tem a fazer com relação à publicidade para uma empresa, pois como sabemos, na Internet, quem procura é o cliente e este cliente só irá encontrar o seu site se este site estiver muito bem posicionado nos buscadores, e para se ter esse posicionamento é necessário desenvolver o site da forma que o buscador precisa e não ao meu” bel-prazer” e por achar que assim é o certo.

Utilizar códigos limpos, conteúdo relevante, presença nas redes sociais, bem otimizado e “linkado” , paralelo a uma ótima estratégia de marketing digital garantirão ótimo resultado de presença digital consequententemente o tão importante lucros para as empresas.


Priscylla Duarte | Jornalista

2 comentários:

pubwebtv.com disse...

Muito bacana este post, parabéns, e para completar...

...nós precisamos, quando pensamos em otimização, fazê-la baseada nas diretrizes dos respectivos buscadores, pois o que eles se baseiam para tanto, é a melhor experiência do usuário em nossos sites.

Abraços.

William Douglas

Marcio disse...

Ótimo artigo! Gostaria de complementar que acredito que no SEO é importante ensinar o cliente a importância de escrever conteúdo relevante com frequência.
Se o cliente não tem talento para escrever, ele deve contratar um(a) jornalista.
Uma consultoria de SEO para um cliente que insiste em não gerar conteúdo não tem como dar certo.

Parabéns pelo artigo e gostei muito da imagem de atração, conquista, conversão e relacionamento.
A propósito, encontrei no Google Images ;-)

Abraços,
Marcio Okabe